Assinar
Desporto

Estádio Municipal de Leiria acolhe principais campeonatos nacionais de atletismo

Os Campeonatos de Portugal acontecem no final deste mês e o Campeonato Nacional de Clubes entre 30 e 31 de julho.

Foto de Arquivo

Leiria, que detém o título de Cidade Europeia do Desporto, vai acolher este ano as “duas mais importantes competições” de atletismo: Campeonatos de Portugal e Campeonato Nacional de Clubes.

Na cerimónia de apresentação das competições, que decorreu ontem, quarta-feira, o autarca Gonçalo Lopes enalteceu a importância do atletismo para Leiria, sendo uma “das modalidades de maior sucesso no nosso território”, lê-se em nota de imprensa.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, citado em comunicado, foram as “qualidades das infraestruturas na cidade” que garantiram a escolha: “Leiria oferece-nos o melhor palco para o atletismo e não é só o Estádio Municipal, é também o Centro Nacional de Lançamentos (CNL). Falo de equipamentos privilegiados, não só para treino, mas também para o alto nível”.

O vereador do Desporto, Carlos Palheira, aproveitou a ocasião para realçar que Leiria “não só tem os melhores palcos” para a modalidade, como “a melhor escola de formação” do país, a Juventude Vidigalense, e a “melhor escola de árbitros”, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria.

Os Campeonatos de Portugal ocorrem nos dias 25 e 26 de junho e contam com a presença dos atletas Auriol Dongmo, Patrícia Mamona, Pedro Pichardo, Evelise Veiga, João Coelho, Isaac Nader, entre outros.

No entender de Carlos Palheira, trata-se de um evento marcado pela “ansiedade e adrenalina”, porque constitui a última oportunidade dos atletas portugueses conseguirem obter marcas de qualificação para os Mundiais de Oregon, nos Estados Unidos, entre 15 e 24 de julho.

Já o Campeonato Nacional de Clubes acontece entre 30 e 31 de julho, antecedendo o europeu da modalidade, que está este ano marcado para Munique, na Alemanha, entre 15 e 21 de agosto. Irão estar em competição as equipas masculina e feminina da Juventude Vidigalense pela 18ª e 24ª época consecutiva, respetivamente.

Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, citado em comunicado, esta aposta da autarquia de Leiria no desporto “devia ser um exemplo para os outros 307 concelhos”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados