Assinar
Cultura

Pinhal das Artes. O mesmo espírito, um novo coração

Maior, mais criativo e ambicioso e cheio de energia. Um dos melhores festivais de artes para a infância da Europa está de volta ao Pinhal de Leiria a partir de terça-feira.

Paulo Lameiro faz silêncio por segundos e deixa o vento, as árvores e os pássaros pronunciarem-se. “O melhor som para contar a história do Pinhal das Artes é este…”, diz, quase num suspiro, como quem partilha um segredo simples e bom.

"Farfalle" vai fazer nascer milhões de borboletas digitais no Pinhal de Leiria, em S. Pedro de Moel

A sexta edição do Festival de Artes para a Infância da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) está aí, a partir de terça-feira, para crianças até aos 6 anos se descobrirem a partir da música, dança, teatro e outras artes.

Na verdade, dizer que o Pinhal das Artes é para crianças é quase pecado, porque o festival é intergeracional. Retoma a palavra o diretor artístico: “Os bebés não vêm sozinhos. Trazem os pais, os avós, os bisavós… Eu já confirmei e vamos ter cá o pequeno David, com os seus dois pais, quatro avós, uma bisavó – que vai ficar no carro porque não consegue andar – e a outra bisavó que vem com o seu bisneto!”.

A família de David e as outras vão assistir ao resultado de tamanha concentração de artistas e propostas no Lugar das Árvores, na Mata de S. Pedro de Moel: um festival com o mesmo espírito dos anteriores, mas de coração renovado.

Desde logo pela palpitação de “energia” – real e figurada – que o novo patrocinador permite. A Fundação EDP associa-se ao projeto e viabiliza a presença de companhias internacionais de referência.

Paulo Lameiro explica que, antes, ainda não tinha sido possível “por questões de corrente elétrica e financiamento”. O novo coração baterá ao ritmo, por exemplo, das asas dos milhões de borboletas que os italianos do TPO criarão tecnologicamente no Pinhal de Leiria.

“É ‘a’ companhia de topo utilizando novas tecnologias e a primeira infância”, sublinha o diretor artístico, antevendo o espanto que provocará “Farfalle”, a história interativa com artistas e bebés.

A festa dura até domingo, 1 de julho. Leia a notícia completa nas páginas 48 e 49 na edição de 22 de junho de 2012.

Programa:

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true documentid=120625125203-d82504d5dabc4d7eb30922efb8c84e52 docname=programaca_o_final_7_ username=Jornal_regiao_de_leiria loadinginfotext=Pinhal%20das%20Artes%202012%20(programa%20definitivo) width=420 height=297 unit=px]

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados