Select Page

Governo admite que falhou na construção da autoestrada A19

Governo admite que falhou na construção da autoestrada A19

“A construção da A19 não contribuiu para a diminuição do tráfego no IC2, pelo que não minimizou os impactos ambientais sobre o imóvel, como havia sido expectável”.

O Governo admite assim o fracasso na projeto da autoestrada A19, em resposta às questões levantadas por Paulo Batista. O deputado do PSD questionou, o secretário de Estado da Cultura acerca da poluição ambiental a que o Mosteiro da Batalha está sujeito, resultante do excesso de tráfego próximo do monumento e ainda acerca de quais as medidas a tomar para reduzir este impacto, tendo em conta que a construção da A19 não resolveu o problema, como estava inicialmente previsto.

De modo a minimizar a inexistência de resultados provenientes da construção da A19, o secretário de Estado da Cultura refere que o IGESPAR elaborou um plano para o arranjo da envolvente do Mosteiro da Batalha, cuja primeira fase já foi entregue à Câmara Municipal.

A segunda fase prevê a criação de uma cortina vegetal, adjacente ao portal principal, de modo a minimizar os efeitos ambientais nocivos da intensa circulação rodoviária no IC2, nas proximidades do imóvel.

Paulo Batista confessa que ficou satisfeito: “Mostra que estão sensíveis ao tema”. A resposta do Governo veio confirmar o que o deputado já defendia: “A construção da A19 não diminui o trânsito no IC2”.

Quanto à solução apresentada pelo secretário de Estado da Cultura, “apesar de tirar a visibilidade do turista ao Mosteiro, é uma forma de minimizar os danos”.

O deputado fica a aguardar pela “segunda parte” da resposta, visto que em relação a uma eventual redução das portagens da autoestrada A19, não cabe à secretaria de Estado da Cultura pronunciar-se.

De qualquer forma, Paulo Batista vai continuar a “manter alguma pressão alta sobre o tema para que o Governo possa concretizar os compromissos que está a assumir”.

(Notícia publicada na edição de 6 de julho de 2012)

8 Comentários

  1. Pedro

    Só lá passei uma vez e por acaso por engano porque tudo foi feito para enganar. Porque não passo mais? Porque a A19 foi feita para roubar. Não faz qualquer sentido o pagamento de portagens. E tão caras que são. Tirem as portagens. Já são tantos os impostos que com sacrifício suportamos para nada ter.

    Responder
  2. Oeste Norte

    Queriam o quê? Milagres!! Só se for em Fátima, e mesmo assim duvido.
    Pelo caminho que se avizinha os Concelhos Bombarral – Óbidos – Caldas da Rainha, certamente iram sofrer um UPgrade no IC1(A8).

    Responder
  3. Miguel

    admitiram que falharam, e agora? Vão retirar as portagens e rever o acordo feito?

    Responder
  4. Manuel

    Será muito complicado perceber porque o governo falhou ? Com as portagens ao preço de ouro tbm não tenciono lá passar ,e os poucos que lá passam vão engandos devido à triste sinalização que lá foi que lá foi posta.

    Responder
  5. Jorge

    Problema: Poluição
    Hipoteses: Estrada nova (já existe)
    Problema: Estrada Paga
    Hipotese: Deixar de pagar portagens
    Solução: Esconder o Mosteiro atrás de um coberto Vegetal
    Ideia genial sem duvida, uma licenciatura para quem teve a ideia.
    E vai se manter alguma pressão alta para este problema, deve de ser como no jogo de Volei no momento do salto a defender há pressão muito alta depois volta-se ao chão e a bola passa.
    Defendam a retirada das portagens e não assobiem pro lado.

    Responder
  6. Marco

    Esse bando de idiotas que nos desgoverna que retire as portagens que não estavam inicialmente previstas pois vê-se claramente que o traçado da via não foi projectado para tal.

    Responder
  7. Jony

    O Governo se já verificou que falhou só tem uma coisa a fazer,retirar as portagens que pôs e então aí os automobilistas deixarão o IC2-.

    Responder
    • Nelson

      Concordo . assim com certeza ira resolver o problema na IC2. Mas sera que estes senhores nao veem um palmo a frente dos olhos

      Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Pergunta da semana

A carregar

É possível acabar com o frio nas escolas?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

publicidade

Semana de Moldes 2018

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This