Select Page

Batalha investe em equipamentos de apoio ao combate aos incêndios

Batalha investe em equipamentos de apoio ao combate aos incêndios

A Câmara Municipal da Batalha vai investir em motobombas a gasolina, no reforço de pontos de água e equipamentos de apoio ao primeiro combate aos incêndios e já iniciou os trabalhos de limpeza dos terrenos, foi hoje anunciado.

O presidente do Município da Batalha, Paulo Batista Santos (PSD), informa, citado em comunicado, que “tão relevante como a ação das autarquias na prevenção é a colaboração e informação da população, seja na limpeza dos seus terrenos, seja na primeira reação em caso de incêndio”.

“Por isso, vamos dotar as freguesias com motobombas a gasolina e equipamentos de apoio ao primeiro combate”.

Numa nota de imprensa, a autarquia refere ainda que já foi iniciada a gestão de faixas de combustível nos terrenos, caminhos e estradas municipais do concelho.

Segundo o Município, estas ações serão realizadas em colaboração com as juntas de freguesia e representam um investimento global superior a 90 mil euros.

“As operações de limpeza têm como objetivo aumentar a resiliência do espaço florestal aos incêndios e atenuar a sua propagação, consistindo no corte e limpeza dos terrenos públicos, de bermas e valetas”, refere a nota.

Para Paulo Batista Santos, a “manutenção das faixas de combustível é uma medida preventiva e essencial que, em caso de incêndio, facilita o acesso dos bombeiros ao local, dificulta a propagação do fogo, diminui a inflamabilidade dos combustíveis e protege as habitações”.

Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais são obrigados a proceder à gestão de combustível, até 15 de março, numa faixa de largura não inferior a 50 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, sempre que esta faixa abranja terrenos ocupados com floresta, matos ou pastagens naturais.

Findo este prazo e após identificação dos proprietários em incumprimento, a Câmara Municipal da Batalha realizará os trabalhos de gestão de combustível, substituindo-se aos alegados infratores, os quais terão que ressarcir o município pelas despesas efetuadas com a gestão de combustível.

Para este ano, as coimas decorrentes do incumprimento vão de 280 a 10.000 euros (pessoas singulares) e de 1.600 a 120.000 euros (pessoas coletivas).

Lusa

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara de Leiria deve transferir, a partir de 2020, a Feira de Maio para uma nova localização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This