Select Page

Presidente do PS de Leiria critica Rui Rocha por apoiar Coimbra a Capital da Cultura

Rui Rocha, presidente da Distrital de Leiria do PSD e ex-presidente da Câmara de Ansião, integra a comissão responsável pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

A participação, ainda que a “título pessoal”, de Rui Rocha na equipa foi entretanto objeto de críticas por parte de António Sales, líder da Federação Distrital do PS, tendo em conta o facto de Leiria ser também candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.

“É com estupefação que assistimos a esta situação. Nunca nos intrometemos nos assuntos internos de outro partido mas esta situação é lesiva do concelho e do distrito de Leiria”, refere o socialista em comunicado.

“As nossas escolhas pessoais nem sempre têm que ser uma cópia das nossas escolhas institucionais, mas a verdade é que também não podem ser absolutamente antagónicas e, neste caso, a escolha pessoal de Rui Rocha foi apoiar Coimbra em detrimento de Leiria”, acrescenta António Sales, na expetativa de que Rui Rocha “possa voltar atrás” nesta “decisão inusitada” e “pouco pensada” que o levou a trocar a cidade de Leiria por Coimbra.

António Sales reforça que pessoal e institucionalmente apoia a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura e que o PS distrital “defende os interesses da região”.

Liderado pelo mágico Luís de Matos, o grupo de trabalho responsável pela elaboração da candidatura de Coimbra foi  apresentado ontem. Integram ainda a equipa Nuno Freitas, presidente do PSD Coimbra, Manuel Rocha, odeputado municipal da CDU e antigo diretor do Conservatório, Luís Menezes, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a área do turismo, António Pedro Pita, antigo diretor regional da Cultura do Centro, e Cristina Robalo Cordeiro, antiga vice-reitora da UC .

“Esta não será uma candidatura pessoal ou individual, não poderá nunca ceder a caprichos, nem poderá ser nunca uma candidatura eleitoralista ou populista. É uma candidatura que terá de unir e reunir toda a cidade em consensos alargados. É uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”, vincou ontem o socialista Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra,  durante a apresentação da comissão no Convento São Francisco.

Luís de Matos frisou, por sua vez, que esta é uma candidatura “inclusiva”, referindo que serão feitas consultas públicas “à procura de ideias” e será dado conta, de forma regular, dos trabalhos em curso elaborados pela equipa.

Criada em 1985 pela Comissão Europeia, a “Capital Europeia da Cultura” é considerado o maior evento cultural da Europa. Entre as 58 cidades que já acolheram o evento encontramos as mais importantes do panorama europeu: Atenas, Florença, Amesterdão, Berlim, Paris, Glasgow, Dublin, Madrid, Copenhaga, Estocolmo, Bruxelas, Praga, Istambul, Liverpool, Marselha.

Lisboa foi Capital Europeia da Cultura em 1994, o Porto, em 2001 e, Guimarães, em 2012.

com Lusa

Líder do PS de Leiria critica Rui Rocha, presidente da distrital do PSD, por apoiar Coimbra a capital da Cultura Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a implementação de transportes públicos gratuitos nas cidades?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This