Assinar
Cantinho dos Bichos

Novo canil municipal de Leiria vai ser instalado numa antiga pecuária da Boa Vista

Dois pavilhões de uma antiga suinicultura localizada na zona da Charneca, freguesia de Santa Eufémia e Boa Vista, vão ser adaptados para acolher o futuro canil municipal de Leiria.

Atual canil tem apenas 11 celas, para cerca de 40 cães Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Dois pavilhões de uma antiga suinicultura localizada na zona da Charneca, Boa Vista (freguesia de Santa Eufémia e Boa Vista), vão ser adaptados para acolher o futuro canil municipal de Leiria.

A escritura de aquisição do terreno – que custou à Câmara  53.500 euros – foi assinada no final de dezembro passado, estando agora a ser desenvolvido o projeto que irá transformar aquele espaço no novo  Centro de Recolha Oficial (CRO).

Para já, a autarquia não adianta pormenores sobre o futuro equipamento a implantar num terreno com cerca de 9.000 m2, nomeadamente o número de celas previstas, capacidade de lotação, se terá ou não gatil e prazos para a concretização do projeto.

No Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano, a Câmara inscreveu para 2019 uma verba de 1.000 euros para esta obra e um montante de 200 mil euros a realizar em 2020.

O novo equipamento irá ainda permitir, segundo já avançou a autarquia, o reforço do pessoal e carga horária de atendimento, a criação de uma sala de enfermaria e recobro, e uma sala de higienização de animais com protocolo com instituições privadas com objetivo de dar continuidade à política de esterilização dos animais recolhidos.

O canil atual, a funcionar na Guimarota, dispõe apenas de 11 celas para cerca de 40 cães, “lotação que varia de acordo com vários fatores, como o peso do animal, o seu tamanho, entre outras características”.

Sem capacidade para acolher mais animais, nomeadamente depois de ter deixado de fazer abates em setembro de 2017, antecipando-se à entrada em vigor da nova lei, o Município tem admitido dificuldades em encontrar um terreno para instalar o novo canil, numa zona afastada de habitações de modo a não suscitar contestações e com dimensão adequada.

MR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados