Select Page

Feira de Maio mais sexy para atrair acima de 500 mil visitantes

Certame volta a ocupar o parque de estacionamento do estádio de Leiria entre 30 de abril e 26 de maio Foto de arquivo

É em modo “rural sexy” que a Feira de Maio de 2019 se anuncia. Entre 30 de abril e 26 de maio, promete-se “um novo ciclo”: “É um momento de viragem”, disse o vice-presidente da Câmara, na apresentação da mais antiga festa do concelho.

Rodeado de fardos de palha, trajes tradicionais e elementos da banda HMB, Gonçalo Lopes apresentou, a 11 de março, novidades e ambições: atrair mais de meio milhão de visitantes e gerar cinco milhões de euros de receita. Num ano em que o tema é “mundo rural”, para lembrar “os sete séculos de história da feira”, o autarca prometeu “uma feira nova” de modo a “garantir público para o futuro”.

“Não descansaremos enquanto esta feira não for um emblema da região”, disse Gonçalo Lopes, admitindo a necessidade de a afirmar como algo “moderno, chique, sexy” para ser “motivo de orgulho de toda uma nova geração de utilizadores”.

“Feirar”, acrescentou, deve ser “tão bom como estar em casa a jogar jogos”. Por isso, a programação de 2019 foi pensada para convencer “quem tem resistência em visitá-la”. É “um preconceito”, frisou Gonçalo Lopes, que espera levar esse público à feira através de 16 concertos que vão acontecer numa tenda com capacidade para 3.500 espetadores. “Não queremos excluir ninguém e por isso temos oferta desde as crianças até ao público sénior”.
Esse espaço terá preocupações ambientais, com a introdução do copo reutilizável. “Queremos que seja um ecoevento com mais responsabilidade, equilibrado e sustentável ambientalmente”. O preço do copo está por definir.

Pela primeira vez a feira terá sistema de contagem de entradas, “para o evento ser mais conhecido, mais controlado e mais organizado”. Também o estacionamento está a ser acautelado: às sextas, sábados e domingos serão criados parques especiais no Mercado do Falcão e no Politécnico de Leiria, com ligação gratuita até à feira através de mini-autocarros.

 

A autarquia calcula que o impacto económico direto da Feira de Leiria chegue aos cinco milhões de euros, “se o consumo médio dos 500 mil visitantes rondar os 10 euros”, calcula Gonçalo Lopes. “Quem vai à feira sabe que 10 euros é pouco... É uma fartura, um carrinho de choque, o ‘Kanguru’... E rapidamente se gasta mais do que isso. Se garantirmos a adesão de público, é natural que o impacto chegue aos cinco milhões”. Já o impacto indireto “é incalculável”

Os concertos

A música da feira é a aposta mais forte da Câmara de Leiria. A começar pelo investimento feito na contração do vocalista dos Supertramp, Roger Hodgson, que atua no Estádio de Leiria a 11 de maio. Essa noite conta ainda com concerto comemorativo dos 40 anos dos Xutos e Pontapés.

Na nova tenda há mais 16 artistas alinhados: os HMB dão o concerto de abertura dia 30 de abril e depois seguem-se Bonga (3 de maio), Hi-Fi (4 de maio), Insert Coin (10 de maio), djs Riscas (12 de maio), Rua Direita e Samuel Úria (17 de maio), Plutónio (18 de maio), Augusto Canário (19 de maio), João Miguel e Apartirtudo (21 de maio), Orquestra Sinfónica de Leiria com convidado (22 de maio), Whales e Blaya (24 de maio), Elsa Gomes e António Zambujo (25 de maio).

Todos os concertos na tenda têm entrada livre, com excepção de HMB, Blaya e António Zambujo, cuja entrada custa 5 euros. Para o concerto de Hodgson e Xutos, os bilhetes são vendidos a 15 euros.

Os Xutos & Pontapés regressam em maio ao estádio de Leiria, cinco anos depois de um primeiro concerto no âmbito do Leiria Festival Xutos & Pontapés

Manuel Leiria
Jornalista
manuel.leiria@regiaodeleiria.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara de Leiria deve transferir, a partir de 2020, a Feira de Maio para uma nova localização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This