Select Page

Plenário de enfermeiros debate amanhã situação no Hospital de Leiria

Plenário de enfermeiros debate amanhã situação no Hospital de Leiria

Os enfermeiros do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reúnem amanhã, terça-feira, em plenário, para discutir a situação no Centro Hospitalar de Leiria. A reunião arranca pelas 14 horas, no Auditório do Hospital de Leiria.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o Conselho de Administração  (CA) do CHL “ultrapassou os 30 dias concedidos para responder à contraproposta apresentada a 24 de janeiro pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), para resolver as situações problemáticas enunciadas”.

O sindicado adianta que a administração não respondeu “nem apresentou propostas de resolução e os problemas têm-se agravado”. “A falta de enfermeiros, de médicos e de outros profissionais tem gerado riscos que poderão vir a agravar-se, dado que o CA, desde há cerca de 1 ano, tem optado pela inércia e por ‘deixar andar’”, aponta ainda o comunicado do SEP.

“O recente anúncio de demissão do Presidente do CA pode abrir caminho para que uma nova equipa possa vir a assumir a resolução destes e dos restantes problemas com que os enfermeiros”, refere o sindicato que recorda algumas das questões que pretende ver debatidas.

No verão passado, assegura o comunicado do SEP, o CA “alterou unilateralmente”, a organização dos horários dos enfermeiros “reduzindo, por meras razões economicistas, o horário-programa no chamado período/turno da manhã”, antecipando a hora a que termina das 16 para as 15 horas. Uma situação que, assegura o sindicato, determinou “maior sobrecarga de trabalho no turno seguinte e com muito menos enfermeiros”.

A “crescente” falta de enfermeiros e o trabalho “praticamente sem folgas e descansos compensatórios”, são alguns dos problemas adicionais elencados no comunicado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A programação da Capital Europeia da Cultura deve ou não incluir espetáculos tauromáquicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This