Assinar
Cantinho dos Bichos

Aves da Batalha instalam ninho para coruja-das-torres em Casais dos Ledos

Cerca de 50 pessoas participaram na acção de sensibilização para proteção da espécie corujas-das-torres na região. Iniciativa foi desenvolvida por grupo Aves da Batalha e vai repetir-se em mais dois pontos do concelho da Batalha.

Casais dos Ledos, na Batalha, tem um novo alojamento. Mas não é um alojamento qualquer. Trata-se de mais um ninho para coruja-das-torres, da responsabilidade do grupo Aves da Batalha, e que pretende promover locais de nidificação extra para esta espécie ameaçada.

A colocação do ninho aconteceu no passado dia 9 e foi o terceiro a ser instalado no concelho, depois das localidades da Rebolaria e do Picoto (Golpilheira).

Em simultâneo foi realizada uma acção de educação e sensibilização ambiental para a comunidade escolar de Casais dos Ledos, em que também participaram pais e moradores da localidade.

Conhecer as diferentes espécies de aves de rapina nocturnas de Portugal, a sua biologia, a importância para os ecossistemas e ainda os factores que ameaçam a sua conservação foram alguns dos temas abordados.

As características e vocalizações, quais as presas favoritas das corujas-das-torres e como se pode fazer a monitorização destas espécies foram outras das curiosidades abordadas pelos responsáveis do Aves da Batalha aos participantes.

“O Aves da Batalha pretende transmitir às gerações mais novas e à sociedade em geral batalhense a importância da biodiversidade do concelho para o equilíbrio dos ecossistemas dos quais fazemos parte. Afinal de contas só conhecendo é que se pode proteger”, refere o grupo.

Casal de Santa Joana e São Mamede são os próximos locais a receber ninhos para corujas-das-torres, em datas ainda a anunciar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados