Select Page

Câmara de Leiria intensifica fiscalização e avisa feirantes sobre deveres de limpeza

Câmara refere ter  recebido inúmeras queixas sobre a poluição no recinto e nas imediações, bem como no rio e na cidade após cada mercado Fotos: Joaquim Dâmaso

O Município de Leiria realizou no passado sábado uma ação de sensibilização e informação junto dos comerciantes da Feira de Levante, com o objetivo de reduzir a deposição indevida de lixo no recinto.

No decorrer da iniciativa, os serviços da autarquia distribuíram um documento aos operadores, onde é recordado ser dever dos feirantes “manter e deixar sempre limpos os locais ou espaços de venda e respetiva área envolvente, livres de qualquer lixo, nomeadamente detritos, resíduos, desperdícios, caixas ou outros materiais semelhantes”.

Esta é uma das regras contidas no Regulamento da Atividade de Comércio a Retalho não Sedentária em Feiras do Município de Leiria, que o Município voltou a partilhar.
“Os feirantes, antes de abandonarem o recinto da feira, devem promover a limpeza dos espaços de venda que lhes tenham sido atribuídos, sendo a violação desse dever suscetível de constituir contraordenação grave”, refere o documento distribuído.

A ação da Câmara surge dias depois da reportagem publicada pelo REGIÃO DE LEIRIA sobre o lixo deixado no chão após a realização daquele mercado bissemanal.

Em comunicado, o Município refere ainda ter recebido inúmeras queixas sobre a poluição que se verifica no recinto e nas imediações, bem como no rio e na cidade após a realização de cada feira.

A autarquia frisa, na mesma nota, que o regulamento prevê “a aplicação de sanções, que podem passar pela fixação de coimas, a caducidade do direito de ocupação de espaço de venda ou a suspensão de autorização para a realização de feiras, em função da gravidade das infrações e da culpa do agente”.

Apelando à colaboração de todos “para assegurar e garantir a limpeza do recinto da Feira de Levante” de Leiria, acrescenta que intensificou a monitorização e a fiscalização sobre a deposição de resíduos no espaço da feira e que irá atuar em conformidade.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Está a ser eficaz a lei da igualdade salarial entre géneros que entrou em vigor há um ano?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo