As crianças da EB1 dos Marrazes e do Centro Escolar dos Parceiros vão ser as primeiras a pedalar ao abrigo do projeto recém-criado pela Câmara Municipal de Leiria. É nessas duas escolas que, no próximo dia 3 de março, a autarquia vai dar início ao “LeiriaBike”, um projeto-piloto com o qual se pretende ensinar os alunos de 1.º e 2.º ciclos do concelho a andar de bicicleta.

“Desenvolver a prática do ciclismo em escolas do ensino básico” é o objetivo principal, mas a iniciativa prevê, simultaneamente, “a capacitação em áreas complementares como mecânica básica e manutenção de bicicletas, cidadania e segurança rodoviária”, refere a autarquia em comunicado enviado aos órgãos de informação.

Para colocar em prática o “LeiriaBike”, a Câmara formalizou parcerias com a Decathlon Leiria e com os agrupamentos de escolas.

O projeto será implementado “de acordo com o calendário escolar, nas instalações dos estabelecimentos de ensino, de forma gratuita” e “de forma adequada ao contexto local, com um modelo flexível e progressivo”.

A escola passa a ser o local onde também se vai aprender a pedalar, de forma gradual, estando previsto que as atividades nos níveis de ensino mais baixo sejam “realizadas em contexto protegido”.

Na mesma nota enviada à imprensa, a autarquia refere que se pretende, com esta iniciativa, “contribuir para o desenvolvimento harmonioso e ambiental sustentável da cidade de Leiria, promovendo, consequentemente, padrões de mobilidade mais seguros, saudáveis e empreendedores junto das comunidades escolares e, em particular, dos alunos”.

A promoção da prática do ciclismo junto de alunos com deficiência é outra das vertentes do projeto, bem como a promoção do acesso da bicicleta às escolas (estruturas e redes de apoio, planos de mobilidade, entre outros), a realização de eventos, workshops e outras ações de promoção e divulgação.

Com início previsto na escola EB1 dos Marrazes e no Centro Escolar dos Parceiros, o “LeiriaBike” vai envolver um total de 150 alunos.

Por turma será assegurado um mínimo de 10 aulas (duas semanais), com duração de 45 minutos, envolvendo um técnico superior de desporto do Município, um técnico da área do ciclismo da Decathlon Leiria e um professor de cada Agrupamento Escolar.

Leiria também já conhece o projeto U-Bike, bicicletas elétricas disponibilizadas pelo Politécnico de Leiria, com o objetivo de fomentar a mobilidade suave, ambientalmente responsável e sustentável.