Select Page

Bicicletas elétricas U-Bike evitam emissão de 17 mil quilos de dióxido de carbono

Bicicletas elétricas U-Bike evitam emissão de 17 mil quilos de dióxido de carbono

As U-Bike, bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria, pouparam a emissão de 17 mil quilos de dióxido de carbono para a atmosfera desde junho de 2018, anunciou hoje o instituto.

Em circulação em Leiria, Marinha Grande, Peniche e Caldas da Rainha, as U-Bike são utilizadas por estudantes, professores, investigadores e técnicos das diversas escolas do Politécnico. Atualmente estão em circulação 183 bicicletas elétricas.

Desde o arranque do projeto, as bicicletas U-Bike serviram 382 utilizadores, que percorreram cem mil quilómetros, o equivalente a uma poupança de 17 mil quilos de dióxido de carbono relativamente à utilização de veículos movidos combustíveis fósseis.

“Este é para nós um marco muito relevante, porque mostra que a aposta do Politécnico de Leiria em disponibilizar meios de mobilidade suave ambientalmente responsáveis e sustentáveis e que, simultaneamente, contribuem para reduzir a pressão automóvel nos diversos campi, foi uma excelente medida”, afirma o presidente do instituto.

Rui Pedrosa considera que a adesão da comunidade académica tem sido “muito positiva”, verificando-se, até, “o efeito de contágio positivo nos municípios da região de Leiria e do Oeste”, com o aparecimento de outros utilizadores e soluções de partilha de bicicletas, “bem como intervenções de melhorias nas infraestruturas promotoras da utilização de bicicletas, nomeadamente nas ciclovias, dedicadas ou partilhadas”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo