Assinar
Leiria

Miúdos e graúdos plantam 600 árvores na Mata dos Marrazes

Durante dois dias, cerca de 600 alunos unem-se a elementos do projeto Viver Melhor e a utentes da AMITEI numa ação de reflorestação da Mata dos Marrazes.

plantacao mata marrazes

São muitos os anos que separam os dois grupos que, esta manhã, estiveram na Mata dos Marrazes, em Leiria. Mas une-os um objetivo: a reflorestação daquele espaço que viu perder as suas árvores assoladas por uma doença dos pinheiros.

Cerca de 300 alunos do Agrupamento de Escolas de Marrazes juntaram-se a membros do projeto de inclusão social Viver Melhor e a utentes da AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes na plantação de árvores num talhão da mata, junto às instalações do SCL Marrazes.

A iniciativa decorreu na manhã desta quinta-feira e continua amanhã, sexta-feira, com o objetivo de plantar 600 árvores e juntar população sénior e crianças na mesma atividade.

“Um dos objetivos do projeto Viver Melhor é precisamente esse, é que seja intergeracional. Tentamos que haja uma conjugação entre a população sénior e as crianças”, explica Ana Valentim, vereadora responsável pelo desenvolvimento social e espaços verdes na Câmara de Leiria.

Foram, aliás, os participantes do projeto Viver Melhor que deram o sinal de partida para a plantação que acabou por ter “uma grande mobilização”, acrescenta.

Para Cristina Pires, responsável do projeto que funciona no bairro social Dr. Francisco Sá Carneiro, em Leiria, esta é mais uma atividade de promoção do bem-estar e da saúde física e mental dos participantes.

“Tirá-los de casa, fazê-los conviver, experimentar coisas novas, ou que já não faziam há muito tempo, é importante”, esclarece.

A Mata dos Marrazes tem ainda um valor sentimental grande, vivido de perto por muitos dos moradores daquele bairro. “É muito sentida como deles, por isso esta iniciativa é muito significativa. Além disso, gostam muito de ver as crianças envolvidas nisto”, conclui Cristina Pires.

E o barulho provocado pelo entusiasmo dos mais novos não passa despercebido a quem por ali circula. As turmas do 5º ano da Escola Básica nº2 de Marrazes, os alunos da Escola Básica nº 1 de Marrazes e as crianças dos infantários de Marrazes e Quinta do Amparo riem e conversam enquanto colocam as árvores nos sítios indicados.

“A mata é o pulmão da escola e é importante que os alunos se envolvam e sintam a mata como um espaço deles”, adianta Jorge Brites, diretor do Agrupamento de Escolas de Marrazes. “Nada é melhor do que pôr as mãos na terra e senti-la”, acrescenta.

A maioria das árvores a plantar são carvalhos, amieiros, medronheiros e freixos. E quem não se esquece do medronheiro que plantou é Miguel Bento, um dos alunos que participou na iniciativa.

Com timidez, admite ao REGIÃO DE LEIRIA que gostou muito da experiência e que gostava de voltar à mata mais vezes. “Florestar faz bem à natureza e a nós também” – é a lição que retira da manhã passada no exterior.

A plantação contou com o apoio dos Bombeiros Municipais de Leiria, Serviço Técnico Florestal e Bombeiros Voluntários de Leiria.

Amanhã de manhã é dada continuidade a esta iniciativa, com outros 300 alunos do mesmo agrupamento e mais membros do projeto Viver Melhor. Mas a ideia pode não ficar por aqui: “Esta foi a primeira ação de plantação que fizemos, mas gostaríamos de continuar”, avança Ana Valentim.

E o envolvimento da população será sempre bem-vindo. “É importante que a população sinta a Mata dos Marrazes como sua e que este processo de reflorestação parta também da comunidade”, termina a vereadora.

 

Joana Magalhães
Jornalista-estagiária
joana.i.magalhaes@regiaodeleiria.pt

Joaquim Dâmaso
Fotojornalista
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados