Assinar
Peniche

Lixo dos anos 80 encontrado na praia de Peniche de Cima

Vários sacos com lixo foram encontrados nas dunas da praia, no passado mês de julho. Entre embalagens datadas da década de 80, contabilizaram mais de 100 copos de iogurte.

Foi numa das idas à praia de Peniche de Cima para fazer bodyboard, que Manuel e Lídia Nascimento se depararam com um saco preto degradado enterrado na areia. “Fomos escavando e encontrando cada vez mais lixo armazenado num buraco nas dunas. Escavámos cerca de 62 cm em profundidade”, conta Manuel Nascimento ao REGIÃO DE LEIRIA.

No total, o casal pesou mais de 40 quilos, desde embalagens de Capri-Sonne e outros sumos a iogurtes, garrafas de Coca-Cola, Pepsi-Cola e Fanta, protetores solares, creme Nívea, uma seringa, ossos de frango e outros restos de comida. Os rótulos dos produtos, ainda visíveis, confirmam a pertença ao ano de 1987.

Os valores da pesagem foram enviados para a fundação Oceano Azul e os objetos colocados no contentor de lixo indiferenciado, por não ser reciclável devido ao elevado nível de contaminação.

Em conversa com o REGIÃO DE LEIRIA, Manuel dá uma possível explicação para a existência desse lixo nas dunas desde a década de 80. “Acredito que o lixo tenha estado nas dunas durante estes anos todos, porque na altura fazia-se muito campismo selvagem e as pessoas deixavam o lixo nas praias, pela falta de caixotes de lixo e ausência de consciência ambiental”.

Salienta que há muito lixo nas praias, quer seja deixado pelas pessoas, quer seja descarregado no oceano por barcos e trazido pelas marés.

Há cerca de um ano, o casal criou a página de Facebook “Mar à Deriva – Adrift Sea”, com o intuito de mostrar às pessoas aquilo que encontram nas ações de recolha de lixo pelas praias. Manuel afirma ter como objetivo “criar uma corrente de sensibilização sobre a poluição dos oceanos e dos areais”, enfatizando que “a prática de apanhar lixo é um esforço muito pequeno e fácil de se realizar”.

A página tem tido cada vez mais visualizações e partilhas desde o último mês. As ações de recolha de lixo realizadas pelo casal são diárias, mostrando fotos e vídeos alusivos às quantidades de lixo recolhidas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados