Assinar
Região à Mesa

Taberna de Cister: Sabores da região junto à praia da Pedra do Ouro

Restaurante abriu há um mês com uma forte aposta nos petiscos com produtos regionais.

Abrir uma casa de petiscos já estava nos planos de Ana Silva e Miguel Feliciano, mas não para já. A pandemia acabou por acelerar o projeto, uma vez que ambos ficaram sem trabalho. Regressaram às origens, remodelaram o espaço dos pais de Ana, que já tinha servido de restaurante, criaram uma ementa que enaltece os sabores da região e voilá: abriram a porta da Taberna de Cister há um mês na Pedra do Ouro, junto à praia do concelho de Alcobaça que fica a um passo de São Pedro de Moel.

“Eu e o Miguel trabalhávamos na área do turismo, eu como operadora turística e ele como cozinheiro. Com a pandemia, o meu contrato não foi renovado e o Miguel ficou em lay-off sem perspetiva de voltar ao ativo. Foi então que os meus pais nos desafiaram a abrir o restaurante na Pedra do Ouro, onde há 25 anos também tinham iniciado o negócio deles”, conta Ana Silva, filha dos donos do Restaurante Pizzaria Cister, em Alcobaça.

Com a pandemia, Ana e Miguel ficaram sem trabalho. A suposta má notícia serviu de gatilho ao desejo de abrir um restaurante.

“Ainda nos mantivemos em casa durante um mês, mas acabámos por colocar mãos à obra e num tempo recorde remodelámos o espaço e pensámos no conceito que queríamos. Não havia muito a perder”, conta a jovem, de 25 anos.

Os petiscos foram a aposta do casal, uma vez que “o conceito ainda não está muito explorado na região”. Além disso, “o local junto à praia também alicia os clientes a comerem um petisco”. Mas, ainda mais imperioso, era criar uma ementa que caracterizasse bem os produtos regionais. “Tentamos que tudo seja da região, desde as leguminosas, à fruta, à carne e ao peixe”, sublinha Ana Silva, para quem a diferença também está “na improvável junção de sabores”. “Juntar maçã de Alcobaça a uma salada de polvo é uma oferta diferente”, exemplifica.

De leguminosas aos peixes: os sabores da região são a estrela da ementa

As entradas confundem-se com os petiscos. Mas a ideia é essa mesmo: tudo depende dos gostos, da fome, da companhia e da ocasião. O que sabemos que não se tornará fácil é a escolha entre um carapau enjoado da Nazaré, uma sardinha na broa, uma salada de laranja com cebola roxa, nozes e queijo de ovelha, uma bifana de Malhado de Alcobaça ou um ovo a cavalo. Até porque os olhos também comem e todos os pratos servidos na Taberna de Cister provocam água na boca. Na hora da sobremesa, se continuar com dúvidas, o melhor mesmo é pedir o gelado com sopa dourada (doce conventual típico de Alcobaça) e o pudim de cerveja.

Com portas abertas desde o dia 28 de junho, o restaurante dispõe de 26 lugares sentadas na sala e mais 8 na esplanada. Turistas, moradores, estrangeiros ou portugueses, todos são bem-vindos. “O que queremos é que quem vem ao restaurante sinta e prove os sabores da nossa região”, enfatiza.

O Pudim de cerveja é uma das opções de destaque na secção doce

Num ambiente clean e rústico, o cliente é ainda convidado a “espreitar” para dentro da cozinha, através de uma janela, para assistir à confeção do seu almoço ou do seu jantar. Ao sábado e ao domingo à tarde, entre as 15 e as 18 horas, também pode usufruir da happy hour da Taberna de Cister com imperiais, caracóis e moelas.

A Taberna de Cister promete ser um bom spot de verão, mas já está também a ser preparado uma ementa de inverno. E se quem passa por Alcobaça não passa sem lá voltar, o mesmo é bem provável que aconteça neste espaço.

Taberna de Cister

244 599 644
tabernadecister@gmail.com
Horário 12h30 às 15 e 19 às 22 (segunda a sexta); 12h30 às 23 (sábado e domingo)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.