Assinar
Batalha

Campo de futebol dá lugar a parque de 1,2 milhões onde se joga contra a pandemia

Presente na cerimónia de inauguração, a recém eleita presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA esperar que a região Centro sinta os benefícios da “bazuca” europeia.

Custou 1,2 milhões de euros e foi inaugurado esta tarde. No local onde durante décadas persistiu um campo de futebol, murado, surge agora uma ampla praça na vila da Batalha.

O campo, que nos últimos anos tem vindo a receber os concertos das Festas da Batalha ou alguns equipamentos de diversão na FIABA, por exemplo, assume agora o papel de uma grande praça com diversas funções. Umas delas, central nos próximos tempos, é a mais inesperada: o combate à pandemia.

Embora preparado para receber eventos, contar com uma zona desportiva e espaços verdes e de lazer, o novo parque é agora palco privilegiado do esforço municipal contra a Covid-19.

A escassas dezenas de metros do centro local de testes serológicos, o parque prepara-se para centralizar, numa enorme tenda aí instalada, as operações municipais de combate à pandemia, que incluem a distribuição gratuita de máscaras, explica Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha.

Vizinho da zona desportiva e do Largo Cónego Simões Inácio, nas imediações do Mosteiro, o novo parque “liga a Batalha moderna, que estava qualificada, com a zona histórica da vila e o Mosteiro da Batalha”, refere o autarca da Batalha.

A intervenção no local, que terminou este mês e que foi inaugurada na tarde deste domingo, foi concretizada no âmbito da ARU – Área de Reabilitação Urbana da vila da Batalha, resultado de um plano apresentado em 2016 à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR do Centro), explica o autarca.

Presidente do Centro pede parte da “bazuca”

Presente na cerimónia de inauguração, a recém eleita presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA esperar que a região Centro sinta os benefícios da “bazuca”, termo que já se popularizou para identificar o Plano de Recuperação e Resiliência, apresentado pelo Governo a Bruxelas.

O plano, pretende canalizar fundos europeus para alavancar a recuperação da economia, fortemente atingida com o impacto da pandemia .

“Embora percebamos que é importantíssimo que se utilize esse dinheiro nas áreas metropolitanas, com fragilidades que todos conhecemos, do ponto de vista social e não só, o resto do país também tem necessidades, pois também está a sofrer com a pandemia”, refere Isabel Damasceno.

Será, pois, bom que venha uma boa parte da bazuca para cá? “Alguma sim. E penso que é isso que vai acontecer”, confia.

Tenda instalada no novo parque vai centralizar serviços de combate à pandemia

Para já, com a pressão da pandemia a centrar-se sobretudo no norte e na zona de Lisboa, Isabel Damasceno reconhece que “apesar de tudo, a região Centro tem sido bastante resistente a esta situação”. Para esta responsável, no entanto, o combate à pandemia na região Centro passa, sobretudo, pelo papel individual dos cidadãos que devem ter “cuidados nos comportamentos”.

No plano da economia, na região a pandemia já implicou redireccionamento de fundos. “Houve uma primeira fase de ataque, imediata, em que houve a necessidade de reprogramação de fundos do [Quadro] Portugal 2020 e do [Programa] Centro 2020, para retirar dinheiro de projetos que até tinham muito interesse, mas em determinadas circunstâncias, passaram a ser ultrapassados por outras prioridades”, explica.

Isabel Damasceno aponta o caso de empresas que se “reconverteram em termos de produção” e “passaram a produzir máscaras, viseiras e gel, entre outros produtos”.

A aposta passa por continuar a apoiar as empresas, atendendo ao impacto económico da pandemia. Já no que se refere ao Programa Portugal 2030, a presidente da CCDR Centro refere que não se vai deixar de “ter em atenção as prioridades definidas”, mas, reconhece, “apareceu um elemento novo que não se pode ignorar”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados