Assinar
Sociedade

Leiria e Alcobaça recebem colóquio internacional sobre mulheres francesas em Portugal

Ao longo de dois dias, são dados exemplos de mulheres francesas que se destacaram em terras lusas nas artes, na política e nas ciências.

O colóquio arranca esta sexta-feira, dia 20, no Museu de Leiria

O Museu de Leiria e o auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça estão na rota da Temporada Portugal-França 2022, que arrancou a 12 de fevereiro e termina a 31 de outubro.

“Francesas em Portugal -Itinerários múltiplos” é o tema do colóquio que acontece nos próximos dias 20 e 21, centrado nos percursos das mulheres francesas que permaneceram em Portugal ou para as quais o nosso país desempenhou um papel essencial, explica a organização em comunicado.

Este colóquio, lê-se em nota de imprensa, pretende “(re)colocar em primeiro plano mulheres artistas, cientistas, políticas, portuguesas e francesas, resgatando-as das margens para uma centralidade que tantas vezes lhes foi, e ainda é, injustamente negada”.

O evento arranca sexta-feira, dia 20, às 10 horas, no Museu de Leiria. Exemplos de mulheres na música, percursos marginais e “representação e (in)visibilidade das artistas francesas em Portugal: o caso de Louise Bourgeois” são os tópicos em debate com a presença de vários professores, nacionais e internacionais.

O congresso termina com uma conferência, às 16h30, sobre a influência de Sónia Delaunay na obra de Amadeo de Sousa Cardoso, apresentada por Fernando Rosa Dias, coordenador do Doutoramento em Belas Artes, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Segue-se um recital de música contemporânea portuguesa para flauta a solo (17h30) e uma visita guiada ao museu (18 horas).

O segundo dia do colóquio, sábado, acontece no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça e inicia às 11 horas. Novamente, vários académicos juntam-se para falar sobre mulheres em rede, “ecos de França em Portugal”, mestras e santas francesas em Alcobaça, e “letras de França em Alcobaça”.

A última intervenção, às 16h40, está a cargo de Jorge Pereira de Sampaio, da Academia Portuguesa da História, que irá abordar o percurso de Amélia de Orleans e Bragança, “princesa de França, rainha de Portugal”.

“Francesas em Portugal – Itinerários múltiplos” conta com organização da ADEPA, Sorbonne Université, Université Sorbonne Nouvelle, Universidade NOVA de Lisboa e Academia Portuguesa da História. Consulte o programa completo aqui.

Nos dias 11 e 12 de outubro, o projeto é desenvolvido por Sorbonne e irá centrar-se na permanência de intelectuais e artistas portuguesas em França e as “possíveis influências e repercussões nos ambientes locais artísticos, políticos ou científicos”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.