Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Incêndios consumiram de ontem para hoje três mil hectares de floresta no concelho de Leiria

Fogos da Boa Vista, Caranguejeira e Memória estão dominados em 90 por cento, persistindo uma frente ativa entre Crasto e Portela do Outeiro. Incêndio em Milagres está em fase de resolução, avança o município de Leiria.

Os fogos que ontem, 12 de julho, deflagraram no concelho de Leiria, consumiram cerca de três mil hectares de floresta na Boa Vista, Caranguejeira e Memória.

A informação é avançada pelo município de Leiria, numa nota onde se salienta ter sido conseguido garantir “o objetivo principal”, “a segurança da nossa população e manter os edifícios de primeira habitação a salvo”.

Segundo publicação do presidente da Câmara no Facebook, apenas “alguns edifícios desabitados e em estado de abandono” foram apanhados pelas chamas.

Face às previsões meteorológicas, esta quarta-feira será “um novo e desafiante dia”, num momento em que “90 por cento do incêndio está dominado”, persistindo uma frente, “que está a ser combatida entre Crasto e Portela do Outeiro, permanecendo no terreno um efetivo de 466 operacionais”, informa a Câmara de Leiria.

Já o vereador da Proteção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, citado pela agência Lusa, admitiu preocupação com o cenário para esta quarta-feira. Apesar da “evolução favorável” do combate, o calor e o vento podem prejudicar a evolução no teatro de operações:

“A perspetiva é de evolução favorável (…). O ponto de situação é muito mais favorável do que ontem [terça-feira], sendo certo que nos preocupam as condições meteorológicas que vamos ter hoje”, afirmou.

Apesar da situação ser “bastante mais positiva” do que ontem, o autarca referiu, contudo, que se tem de “aguardar pela hora de mais calor e com os ventos erráticos que se preveem, para conseguir validar” os trabalhos desenvolvidos durante a noite.

Luís Lopes, que fez um ponto da situação às 9h20, adiantou que todo o perímetro do incêndio de Milagres está em resolução:

“Ainda tem trabalhos de consolidação e rescaldo com duas máquinas de rasto”, especificou, explicando que o efetivo será “mantido todo durante o dia, dado que a previsão de subida da temperatura e ventos erráticos poderão originar algum tipo de reacendimentos”.

O vereador acrescentou que está já a ser planeado o regresso aos lares e às suas casas dos 104 idosos que foram transportados para o pavilhão dos Pousos.

“Tencionamos fazer ainda de manhã, para evitar a hora de maior calor”, esclareceu.

Segundo Luís Lopes, nestes incêndios há registo de “seis vítimas transportadas ao hospital”, cinco são civis e um bombeiro, destacando tratar-se, em todos os casos, de feridos ligeiros. Nove pessoas foram ainda assistidas localmente.

A Câmara de Leiria recorda que as previsões apontam novamente para temperaturas “na casa dos 40 graus”, mantendo-se, por isso, o “nível de risco de incêndio muito elevado”.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados