Assinar
Ambiente

Calor: Risco máximo de incêndio mantém-se para nove concelhos da região

Risco de incêndio mantém as mesmas previsões do dia de sábado.

Calor deixa distrito sob aviso amarelo

O risco de perigo de incêndio rural mantém-se em níveis de alerta nos 17 concelhos da região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém), neste domingo, dia 21.

Apesar das temperaturas máximas ainda se encontrarem elevadas, estes valores estão mais baixos do que nos últimos dias, com os concelhos do norte do distrito de Leiria a serem os locais onde se vai registar mais calor.

Quanto ao risco de incêndio rural, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que nove concelhos estão no nível máximo: Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

Tal como no dia de ontem, sábado, os concelhos de Leiria, Caldas da Rainha, Ansião e Alcobaça têm um risco muito elevado.

Em risco elevado estão Nazaré e Óbidos. Peniche é o único concelho da região de Leiria que está em risco moderado.

Fonte: IPMA

Com os nível elevado, muito elevado e máximo de risco de incêndio, é proibido fazer queimadas, fogueiras para recreio, fumigação ou desinfestação com fogo, lançamento de foguetes e de balões com mecha acesa; fazer queimas de amontoados; utilizar motorroçadores, cortamatos e destroçadores, bem como equipamento com escape sem dispositivo antichamas, motosserras e rebarbadoras; entre as 11 horas e o pôr do sol (20h30), utilizar máquinas agrícolas e florestais com alfaias ou componentes metálicas em contacto direto com o solo; e realizar operações de exploração florestal de corte e rechega.

Recorde-se que Portugal continental está em situação de alerta entre os dias 21 e 23 de agosto devido ao risco de incêndios.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados