Assinar
Leiria

Calor, poeiras, granizo e trovoada esperados para esta sexta-feira

Temperatura máxima sobe cinco graus em Leiria. A chuva regressa e com ela chegam a trovoada, poeiras do norte de África e, eventualmente, granizo

A mudança pode começar a sentir-se esta quinta-feira, mas será mais expressiva amanhã, sexta: a temperatura vai subir, a nebulosidade aumentará, a chuva poderá cair, acompanhada de trovoada e granizo. Em simultâneo, poeiras provenientes do norte do continente africano deverão permanecer na atmosfera.

Em Leiria, a previsão aponta para esta quinta-feira para o final da noite a chegada da precipitação e uma temperatura máxima de 26 graus. Amanhã, sexta, todavia, o panorama altera-se de forma mais significativa: os termómetros sobem até aos 31 graus e, à tarde, a trovoada acompanhada de precipitação e, eventualmente, de granizo farão parte do dia.

Este cenário justifica um aviso amarelo meteorológico para o distrito de Leiria e outros sete do país.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), já a partir desta quinta-feira, dia 6, “o estado do tempo em Portugal continental será influenciado por uma depressão, com expressão em altitude, centrada sobre a região da Madeira, em deslocamento para nordeste, promovendo uma circulação do quadrante sul sobre o continente e o transporte de poeiras com origem no norte de África”.

O instituto fala em “aumento da nebulosidade, com baixa probabilidade de ocorrência de precipitação, que a ocorrer resultará em deposição de poeiras sobre as superfícies”, durante o dia de hoje.

Amanhã, sexta, registar-se-á “um aumento da instabilidade, prevendo-se a ocorrência de aguaceiros, mais prováveis a partir da tarde e que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada”.

A concentração de poeiras irá diminuir no sábado e no domingo, “mantendo-se a previsão de aguaceiros, mais prováveis nas regiões Norte e Centro, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, até dia 10”.

Sábado e domingo as temperaturas máximas deverão descer significativamente, para 23 graus.

No continente, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Braga e Aveiro vão estar com aviso laranja entre as 18 horas de sexta-feira e as 6 horas de sábado, passando depois a amarelo até às 21 horas de sábado.

Também os distritos da Guarda, Vila Real, Santarém, Leiria e Portalegre vão estar sob aviso amarelo por causa da trovoada, entre as 15h de sexta-feira e as 21h de sábado.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas convectivas.

O aviso amarelo de aguaceiros vai manter-se entre as 12h e as 21h de sábado.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.