Assinar


Sociedade

Distrito de Leiria sob aviso amarelo a partir de amanhã devido à agitação marítima e ao frio

São esperadas temperaturas negativas ao longo dos próximos dias, e estão previstas ondas de noroeste com quatro metros esta terça-feira.

Dois alunos vão para a escola com mantas às costas para combater o frio
Joaquim Dâmaso

O distrito de Leiria está sob aviso amarelo durante os próximos três dias. O primeiro alerta, que vigora entre as 9 horas e as 21 horas desta terça-feira, dia 28, deve-se à agitação marítima, estando previstas ondas de noroeste com quatro metros.

Entre a meia-noite de amanhã e as 10 horas de quinta-feira, 2 de março, o distrito volta a estar sob aviso amarelo, mas derivado ao tempo frio e a “persistência de valores baixos da temperatura mínima”.

Em Ansião, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, as temperaturas mínimas podem atingir -2 graus Celsius esta terça-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas negativas mantêm-se ao longo dos próximos dias.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Desaconselhados passeios junto à orla costeira

Na sequência do aviso meteorológico emitido pelo IPMA, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha divulgaram esta segunda-feira, dia 27, uma série de recomendações, em especial para a comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontra no mar, que deve estar preparada para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e deve adotar medidas de precaução.

A AMN aconselha ainda a que os marítimos mantenham “um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica”, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do IPMA, bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem. Recomenda igualmente que seja feito o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas.

À população em geral “desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação”. Deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco.

Caso exista necessidade de deslocação à orla costeira, deve-se “manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados