Assinar
Leiria

GNR apela à denuncia do “sextortion” que envolve chantagem com imagens de cariz sexual

“Os pais, tutores ou educadores de menores têm um papel muito importante, devendo estar atentos aos sinais”, referem as autoridades

O Comando Territorial de Leiria da GNR apelou à denuncia de crimes de “sextortion”, um esquema que consiste na extorsão de dinheiro em troca da não divulgação de imagens de cariz sexual.

As imagens, conforme explicou este sábado, dia 25, “são enviadas, inicialmente, pela vítima ao agressor através da Internet – redes sociais e aplicações -, após ser estabelecida uma falsa relação de confiança”.

“Os pais, tutores ou educadores de menores têm um papel muito importante, devendo estar atentos aos sinais que poderão evidenciar que estão a ser vítimas”, adiantam as autoridades.

Entre os sinais de alarme contam-se a pessoa passar mais tempo do que o habitual na Internet, especialmente com recurso ao telemóvel, inclusive em horários que inicialmente não eram usuais, como o período noturno ou utilizar o equipamento com privacidade, fechando-se no quarto para responder a chamadas ou mensagens.

A GNR chama ainda a atenção para distúrbios comportamentais ou de sono, fraco desempenho escolar motivado por cansaço e stress, isolamento social e alterações de hábitos de socialização, sentimento de culpa, vergonha e redução da autoestima.

O surgimento de distúrbios alimentares (bulimia e anorexia) e pedidos anormais de dinheiro ou utilização de cartão de crédito, que indiquem que a pessoa possa estar a ser alvo de extorsão, também devem alertar quem acompanha as potenciais vítimas.

Em 2021, mais do que triplicaram os pedidos de ajuda para situações de “sextortion”. À Linha Internet Segura, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, chegaram 134 denúncias em 2021, quando no ano anterior tinham sido recebidas 34, conforme noticiou o Expresso.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados