Assinar
Leiria

Requalificação das escolas 2/3 D. Dinis e secundária Afonso Lopes Vieira avança

Projetos vão ser submetidos a candidaturas para fundos comunitários. Lançamento do concurso público deverá avançar ainda este ano.

A Câmara de Leiria vai candidatar os projetos de requalificação das escolas 2/3 D. Dinis e Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), no valor total estimado de 10,6 milhões de euros, a fundos comunitários.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 22, pelo presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, numa reunião do executivo descentralizada, que decorreu nos Pousos, após o vereador Álvaro Madureira o ter questionado sobre a necessidade de uma intervenção “com carácter de urgência máxima” na ESALV, dado o “estado calamitoso” em que se encontra o estabelecimento.

Segundo o presidente de Câmara, em declarações aos jornalistas, “os estudos prévios já foram aprovados” e os projetos de execução devem “estar prontos dentro de poucas semanas”. “Iremos submeter a candidatura ao Programa Centro 2030, com o objetivo de financiar estas obras”, até final de abril, disse.

“A informação que temos é que há 20 milhões de euros para toda a região Centro e portanto haverá muita procura. A Escola 2/3 D. Dinis está mapeada em primeiro lugar, como “Muito Urgente” e a ESALV está como “Urgente”. Vamos candidatar as duas e o nosso objetivo, e esperança, é que se não for financiado agora, que seja financiado em convites seguintes. Haverá sempre a vontade de realizar a obra por parte do Município, sendo necessário garantir o seu financiamento”, explicou.

Questionado sobre a possibilidade do financiamento não ser aprovado, Gonçalo Lopes indicou que a autarquia irá assumir o adiantamento da obra. “Independentemente do apoio, o nosso desejo é lançar o concurso das duas [escolas], independentemente de ter ou não apoio imediato. Nem que a Câmara assuma o adiantamento de uma das obras. Se as duas não forem apoiadas, não podemos. Nós comprometemo-nos a avançar com as duas obras na garantia que, num futuro nível de apoio, ela pode ser incluída [em programas de apoio com fundos comunitários]”, esclareceu.

No caso da ESALV, a intervenção vai passar sobretudo por melhorar os blocos de aulas, no que corresponde à eficiência energética, substituindo as caixilharias, “melhorando a qualidade dos recursos educativos, das salas de aula, refeitórios, obras que são bastante extensas”, afirmou o autarca.

De maior dimensão será a intervenção da escola 2/3 D. Dinis, com novo bloco de aulas e requalificações em todo o perímetro do estabelecimento de ensino.

“Estas obras obrigam-nos a fazer toda uma nova escola temporária, enquanto a obra decorre. Vai ter a ampliação de um bloco, Bloco C que será construído de raiz, mais salas de aula – porque a escola está sobrecarregada – e passa de 29 para 37 salas, o espaço exterior vai ser todo arranjado para que haja recreios cobertos, um pavilhão melhorado com novos balneários. Ficamos com uma escola com um desenho moderno dentro de uma das principais entradas de Leiria”, explicou.

Será ainda criado um pequeno auditório no novo bloco de aulas e uma sala de ginásio para boccia. Também os campos exteriores serão arranjados e a bancada melhorada.

Sem avançar datas para o início das obras, Gonçalo Lopes indicou que conhecido o resultado da candidatura, os concursos públicos deverão ser lançados ainda este ano.

(artigo atualizado às 21h20 de 22 de fevereiro de 2023, com introdução das declarações do vereador Álvaro Madureira)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados