Assinar
Sociedade

JMJ: Ourém prevê investir 300 mil euros na operação da esperada visita do Papa a Fátima

Fátima é, além de Lisboa, o local onde o Papa Francisco é esperado em agosto.

Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

A Câmara de Ourém prevê em 300 mil euros o investimento municipal na operação da anunciada visita do Papa Francisco a Fátima, durante o período da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza no início de agosto em Lisboa.

Em comunicado hoje divulgado, na sequência de uma conferência de imprensa, a autarquia adiantou que aquela “operação municipal” decorrerá entre 24 de julho e 10 de agosto.

A criação de espaços para dois acampamentos de jovens com balneários na cidade de Fátima, o reforço de estacionamento particular gratuito, com mais de 100 espaços já assegurados, para 5 mil viaturas, disponibilização de mais de 70 sanitários portáteis e criação de dois espaços específicos para parqueamento de autocarros estão contemplados no plano da autarquia.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

Fátima é, além de Lisboa, o local onde Francisco é esperado em agosto, pois como fez questão de assegurar ao então bispo de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, em abril de 2021, é sua intenção peregrinar até à Cova da Iria quando vier a Portugal para a JMJ.

Também ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nesse mesmo ano, revelou que o Papa pretende ir a Fátima em agosto.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJLisboa2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus. Este gesto marcou a abertura mundial das inscrições para o encontro mundial de jovens com o Papa.

Até ao momento já iniciaram o processo de inscrição mais de meio milhão de jovens.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados