Foi apresentado esta tarde, no Museu de Leiria, o catálogo da exposição “O saque da cidade de Leiria”,
O livro, em grande formato, com 182 páginas, é da autoria de Carlota Simões, José Marques da Cruz e Rui Ribeiro, os dois últimos que integraram, em 1977, o coletivo, juntamente com Jorge Estrela (já falecido), que deu origem à exposição. Obra tem o prefácio de Saul António Gomes.
Com a sala cheia no Museu de Leiria, foram muitos os que quiseram conhecer e relembrar a cidade e a mostrar, mais de quatro décadas depois da realização da exposição, que mostrava como a cidade se tinha alterado então.
A iniciativa contou com o apoio do Museu de Leiria e da Fundação Caixa de Crédito de Leiria, cuja sede se encontra num dos poucos edifícios identificados na exposição como tendo preservado o traço e os materiais característicos da sua época.
Recorde-se que “O Saque da Cidade de Leiria” baseou-se num levantamento de fotografias antigas e em novas imagens captadas no mesmo local e sob o mesmo ângulo, com textos de enquadramento, olhando para a evolução urbanística e a transição entre os diferentes modos de vida, à data da exposição.
Jorge Estrela tinha regressado de França e decidiu, juntamente com Marques da Cruz e Rui Ribeiro, olhar para Leiria e realizar, em exposição, “o primeiro manifesto público de uma nova consciência, resultado por um lado da implantação do novo regime democrático e por outro de uma reação cultural à desregulação originada pelos interesses imobiliários”.










