Assinar
Cultura

Leiria destaca festivais de música, cinema, teatro e exposições até ao final do ano

A agenda cultural do concelho está disponível, em formato físico, nos espaços culturais, patrimoniais e ambientais do município, bibliotecas escolares e mercado municipal.

Vários festivais de música, cinema e teatro são o destaque da agenda cultural de Leiria para os próximos seis meses, numa oferta que o município destaca pela abrangência e transversalidade geracional.

Segundo nota da Câmara de Leiria, a propósito do lançamento da quarta edição física de “Leiria Cultura”, a agenda até ao final de 2023 contém um conjunto de propostas que “atravessa gerações e preferências nas áreas da música, cinema, teatro, espetáculo e exposições”.

No segundo semestre do ano há vários festivais de música, desde logo a 12.ª edição do festival gótico Extramuralhas, que se realiza em vários espaços da cidade entre os dias 24 e 26 de agosto.

Antes, entre 31 de julho e 5 de agosto, decorre o LizBrass – Festival de Metais de Leiria e, mais para o fim do ano, está agendada a segunda edição do Festival Leiria Criativa da Música. Entre 7 e 9 de dezembro revelam-se novas composições na área da música alternativa, jazz e música contemporânea.

No jazz, no âmbito da 8.ª edição das OJL Sessions, Jeffery Davis Quarteto toca no Teatro Miguel Franco a 14 de julho. No dia seguinte, 15 de julho, no mesmo palco, os Mamute apresentam o disco “Unmute”.

Leiria acolhe também concertos especiais no Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), como o encontro de um ensemble da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria com Tiago Bettencourt, no dia 1 de outubro, ou da Orquestra Jazz de Leiria com Tatanka, no dia 4 de novembro.

Há ainda dois espetáculos do ciclo “Diálogos” no Centro de Diálogo Intercultural (CDIL) – Igreja da Misericórdia: Abu Tamman Ensemble leva a Leiria “Melodias de Al-Sharq Wa Al-Gharb” a 30 de julho e a israelita Nani Noam Vazana apresenta “Doze canções de Natal” a 17 de dezembro.

O Misty Fest estende-se também ao TJLS, com dois concertos na noite de 18 de novembro: Wim Mertens e Francisco Sassetti. 

A música de Cristina Branco (21 de outubro) e Carolina Deslandes (21 de dezembro) ouvir-se-á igualmente no TJLS, enquanto Ebrima Mbye Solo leva a kora até ao Castelo de Leiria a 13 de agosto e o 3.º Ciclo de Música Exploratória Portuguesa completa-se com mais seis concertos, finalizando com Rafael Toral a 11 de novembro no CDIL.

Quanto à música falada, em julho a Leiria Cidade Criativa da Música junta no dia 13 Adolfo Luxúria Canibal e David Fonseca numa tertúlia sobre rock, assinalando o Dia Mundial do Rock.

No campo do teatro e das artes performativas, a “Leiria Cultura” destaca o 28.º Acaso – Festival Internacional de Teatro, com vários espetáculos entre 29 de setembro e 29 de outubro, e “Ficheiros secretos”, de Luís Osório, no TJLS, a 15 de setembro. 

No que toca a recriações históricas, a agenda de Leiria assinala no dia 8 de julho “A Revolta do Milho”, na freguesia do Souto da Carpalhosa, lembrando a revolta popular a propósito do racionamento de cereais ocorrida em 1942, e Leiria Medieval, no centro da cidade, entre 20 e 23 de julho.

Também cheio de história e de novas histórias vai estar o Castelo de Leiria com a segunda edição do festival Ágora, que junta concertos, artes performativas, instalações e oficinas nos fins de semana de 5 e 6 de agosto, 9 e 10 de setembro e 7 e 8 de outubro.

Sobre o Castelo são reveladas a 2 de outubro, na iniciativa “Workshop 23”, as mais recentes descobertas resultantes das investigações arqueológicas efetuadas.

Outra das novidades de Leiria até ao final do ano é o lançamento da Bienal de Cinema de Leiria, que exibirá entre 27 de outubro e 5 de novembro cinema de longa duração no mimo – Museu da Imagem em Movimento.

Nas artes plásticas, o Banco das Artes Galeria recebe a partir de 14 de outubro a exposição do “Meeting point”, do coletivo feminino Arco.

A tradição e etnografia também surgem na programação, com a Feirarte – Feira de Artesanato e Atividades Económicas na Bajouca a 28 de julho, a Exposição Nacional de Olaria entre 1 e 3 de setembro e a X Mostra do Trajo Etnográfico da Alta Estremadura a 14 de outubro.

Entre os vários programas para famílias, a fechar o ano há “25 anjos para cantar o Natal” no dia 3 de dezembro, espetáculo no TJLS que assinala os 25 anos dos Concertos para Bebés, com o coro Schola no Coração como convidado. Nesse mesmo dia, a S.A. Marionetas leva “A farsa do Sapateiro” até ao Museu de Leiria.

A agenda cultural do concelho de Leiria está disponível ‘online’ no sítio da internet https://leiriagenda.cm-leiria.pt e em versão física nos espaços culturais, patrimoniais e ambientais do município, bibliotecas escolares e mercado municipal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados