Assinar
Saúde

Utentes da Marinha Grande e Porto de Mós ganham médico de família

Ministério da Saúde vai criar oito novas Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B, duas delas na região.

São boas notícias para os utentes de dois concelhos da região. O Governo aprovou a passagem de mais oito Unidades de Saúde Familiar (USF) para o modelo B, a nível nacional, o que vai permitir que mais utentes tenham acesso aos cuidados de saúde.

Das oito novas USF, duas são na região, uma no concelho da Marinha Grande e outra em Porto de Mós. As restantes ficam distribuídas da seguinte forma: duas no concelho de Lisboa, uma em Borba, uma no Cartaxo, uma em Vila do Conde e uma em Matosinhos.

O alargamento das listas de utentes vai permitir que mais 11.218 utentes tenham médico de família, sendo a capacidade total destas oito USF de 95.084 utentes.

A reivindicação de médicos de família na Marinha Grande e Porto de Mós tem sido um tema recorrente, bem como em muitos outros locais da região, pelo que estas novas USF podem minimizar os problemas verificados até ao momento na área da prestação de cuidados de saúde primários.

Com este novo contingente, informa o Ministério da Saúde, “sobe para 34 o número de USF-B criadas este ano, numa altura em que se encontra a ser ultimado o processo de generalização deste modelo de organização dos cuidados de saúde primários”.

Em conjunto, os Ministérios das Finanças e da Saúde tinham determinado, no início de 2023, que passariam este ano 28 USF para o modelo B, isto é, com remuneração associada ao desempenho dos profissionais de saúde.

Em despacho conjunto dos dois Ministérios, assinado sexta-feira, esse número é alargado para 34, o que corresponde ao total das USF em condições de fazer já esta transição.

Até ao final deste ano, acrescenta o ministério, em nota enviada à redações, “serão criadas condições para que todas as USF modelo A (260) passem a ser USF modelo B”.

As USF são pequenas equipas multiprofissionais, reunindo médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a assistência a uma determinada população, garantindo cobertura total de médico e enfermeiro de família aos seus utentes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados