Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria Exclusivo

Tiago Gago Santos: “Precisamos que Leiria cresça para a Bidoeira de Cima”

Não esconde o orgulho das festas que levam o nome da freguesia pelo mundo, mas dá o mérito a quem organiza anualmente a romaria. O presidente da Junta de Bidoeira de Cima também já foi mordomo das festas.

Tiago Gago Santos realça o papel das coletividades para que a freguesia cresça

Uma freguesia pequena como a Bidoeira de Cima consegue ter uma das festas mais populares do concelho de Leiria e incluir nomes sonantes do panorama musical nacional na sua programação. Como se explica esta dinâmica?
A essência de tudo isto é do mérito de quem faz as festas, a que na Bidoeira de Cima chamamos de mordomos. O mérito é deles, que trabalham arduamente durante um ano para poder angariar receitas para poder suportar o elevado orçamento das festas. Antigamente, a tradição era diferente: os casais que casavam naquele ano e que nunca tinham feito as festas entregavam a bandeira aos casais do próximo ano. Mas devido a essa falta de elementos, começou a haver outros voluntários para integrar a comissão de festas. Tem sido muito complicado angariar voluntários nos últimos anos. Mas a verdade é que todos eles colocaram a festa da Bidoeira de Cima como uma das festas prestigiantes do nosso concelho.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.