Assinar
Ambiente

Municípios associam-se à Semana da Mobilidade com o lema “Combina e move-te”

Iniciativa visa sensibilizar para o uso de meios alternativos ao automóvel, como a bicicleta ou os transportes públicos, nomeadamente no Dia Sem Carros

Reduzir o recurso ao automóvel é um dos objetivos da campanha europeia

Arrancou este sábado a Semana Europeia da Mobilidade, uma oportunidade para a promoção da mobilidade sustentável e sensibilização da população para a utilização de meios de transporte alternativos ao automóvel.

A iniciativa, este ano dedicada à eficiência energética com o slogan “Combina e move-te”, prolonga-se até 22 de setembro, instituído como Dia Europeu Sem Carros, sendo assinalada em vários municípios com um conjunto de atividades sobre a temática.

Na região, diversas autarquias associaram-se à efeméride com a dinamização de um conjunto de ações ao longo da semana para miúdos e graúdos, optando muitas por encerrar no Dia sem Carros algumas vias ao trânsito automóvel.

Devido ao mau tempo, algumas atividades agendadas para este fim de semana foram suspensas, mas o programa prossegue já esta segunda-feira.

Alcobaça

Dia 19 – EB 23/S S. Martinho do Porto
. “Rota da Energia”, com a ADENE – Agência para a Energia

Ansião

Dia 22
. Campanha de sensibilização junto dos munícipes para se deslocarem a pé, de bicicleta, transportes públicos ou partilhar carro (primeiro ano de adesão do município)

Batalha

Dia 20 – São Mamede
. Caminhada e Corrida São Mamede Ativo – Junta de Freguesia (20 horas)

Dia 21
. Corrida de Avis – Pavilhão Multiusos da Batalha (20 horas)

Caldas da Rainha

Até dia 22
. Circuitos do TOMA com acesso gratuito

Dia 18 – Centro Cultural e de Congressos
. Debate “Mobilidade Caldas da Rainha, para onde caminhas?”, com Paula Teles, especialista em mobilidade urbana (18 horas)

Dia 20
. Caminhada “Vem caminhar connosco” – Ginásio Balance (18h30)

Dia 22
. Atividades didáticas para escolas (10 às 18 horas), nas ruas Heróis da Grande Guerra, José Malhoa e D. João II

Dia 23 – Parque canino
. Cãominhada, com a Rede Leonardo e CRAPPA, junto à ESAD (10 horas)

Dia 24 – Expoeste
. KidiCaldas, percursos de bicicleta (10 horas)

Leiria

Dia 22
. Caminhada, organizada pelo programa Viver Activo (saída 9h30, junto às piscinas municipais)

Marinha Grande

Dia 22 – Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho
. Inauguração do espaço de jogo e recreio e do circuito de prevenção rodoviária (10 horas)
. Atividades no âmbito do projeto “Vai de Bike” (10h30)
. Mega aula Aerokids (11 horas)

Nazaré

. Campanha de sensibilização junto dos munícipes para se deslocarem a pé, de bicicleta, transportes

Ourém

Dias 18, 19, 20 e 21 – Centro de Exposições de Ourém
. Ações de sensibilização Escola Segura, para alunos do 1º ciclo 

Dia 20 – EB 2,3 IV Conde de Ourém
. Apresentação do projeto “O ciclismo vai à escola” – Parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo (10 horas)
. Ação de sensibilização, com participação do atleta David Rosa
. Passeio de bicicleta, pela ciclovia

Pombal

Dia 19
. Ação de sensibilização contra o estacionamento abusivo, com a PSP (9h30)

Dia 20
. Ação de sensibilização “Caminhar em segurança”, com a PSP (9h30)

Dia 21 – ETAP
. Workshop “Constrói o teu carrinho ecológico” (9h30)
. Workshop “Move-te e descobre” (9h30)

Dia 22
. De bicicleta à cidade, encontro no jardim do Cardal (10 horas)
. Vá de elétrico às tasquinhas – ligação largo do Cardal á Expocentro (20h30)

Em atualização


Secção de comentários

  • Valerio Puccini disse:

    Ex.mo Diretor, li no artigo sobre mobilidade: – “Iniciativa visa sensibilizar para o uso de meios alternativos ao automóvel, como a bicicleta ou os transportes públicos, nomeadamente no Dia Sem Carros” – e ainda: – “Na região, diversas autarquias associaram-se à efeméride com a dinamização de um conjunto de ações ao longo da semana para miúdos e graúdos, optando muitas por encerrar no Dia sem Carros algumas vias ao trânsito automóvel “-
    Cito o artigo do Prof. Paulo Faustino de Março de 2020, tempos desavisados: -A falta de transportes está a gerar outros problemas, como a dificuldade de encontrar quartos/casas para arrendar. Na verdade, é uma falsa questão porque o stock habitacional existe, mas não deve ser visto apenas associado ao centro da cidade-
    Neste ponto surge espontaneamente uma questão: – Porquê, na ausência de um serviço público adequado as pessoas deveriam deixar os carros em casa se podem, por ordem, estacionar onde quiserem, parar onde quiserem, chegar onde quiserem. Tudo isso independente de ser permitido ou não e sem correr o risco de levar multa..?!? O problema não se resolve com ciclovias.
    Possível que as Autoridades não percebam a completa anarquia que regula, por assim dizer, o trânsito em cidade. Não é bom, não respeita os próprios cidadãos e não está em sintonia com uma cidade moderna. Possível que a administração ou a PSP não tem dois, quero dizer dois agentes para afectar ao controlo de trânsito?!? Numa cidade como Leiria, onde basta controlar apenas a circulação do centro da cidade, dois agentes seriam suficientes para verificar e eventualmente sancionar a já habitual série de infrações.
    E’ natural perguntar por que meios os Administradores se movem, para não perceber, não ver, não sentir a necessidade de remediar a situação. Obviamente não estabelecendo uma série de “noites coloridas” para fazer todos cantarem, talvez debaixo das janelas de quem tem que se levantar de manhã para ir trabalhar.
    A verdadeira questão é que sem controle, cada um faz o que quer. Antes de falar em mobilidade sustentável, seria apropriado falar em mobilidade “educada”. Talvez, começando pelos jovens, possamos evitar que o problema se torne cada vez mais complicado.
    Uma sugestão poderia ser útil? Dois agentes que percorrem essas ruas 4 vezes ao dia (Av. Dom João III, Rua da Europa, Rua Camilo Korrodi, Rua Capitão Mourinho de Albuquerque, Av. Heróis de Angola, Rua de São Francisco, Largo 5 de Outubro, Rua Machado dos Santos, Estação Rodoviária de Leiria, Av. 22 de Maio).
    Um compromisso de mais ou menos 3 horas. Você ficaria surpreso com o resultado. Estacionamentos selvagens e paradas selvagens se tornariam uma lembrança em poucas semanas. Mas acima de tudo, um passo de cada vez os automobilistas passarão a respeitar as regras de trânsito e, consequentemente, a segurança dos seus concidadãos.
    Obrigado pela sua atenção, cumprimentos. Valerio Puccini

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados