Assinar


Mercado

Novo presidente da Turismo do Centro quer tornar a região “um destino sustentável, acessível e inteligente”

Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, integra a comissão executiva que hoje tomou posse e que é liderada por Raul Almeida.

O novo presidente da Turismo do Centro, Raul Almeida, afirmou hoje que irá fazer “uma aposta forte na captação e retenção de recursos humanos” no setor, assim como na sua capacitação.

“Vamos focar a nossa atenção na escassez de trabalhadores, com uma aposta forte na captação e retenção de recursos humanos, mas também na sua capacitação”, disse Raul Almeida, que discursava na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Turismo do Centro de Portugal, que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra.

O novo presidente disse pretender colaborar com as diversas associações profissionais do setor, de forma a resolver a falta de mão de obra no sector.

A comissão executiva liderada por Raul Almeida – que conta com Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, como vogal – irá também procurar consolidar a marca Turismo Centro e os seus produtos âncoras e promover uma relação mais estreita entre entidade regional e operadores públicos e privados.

Uma aposta contínua na qualificação da oferta, um ambicioso programa de promoção do destino e o desígnio da região como um destino sustentável, acessível e inteligente são outros dos objetivos para o mandato que agora inicia, elencou Raul Almeida.

No decorrer do discurso, o novo presidente da Turismo do Centro de Portugal afirmou que irá também avançar com a criação de um conselho estratégico, que terá uma função consultiva sobre as estratégias de fundo da entidade.

O conselho irá reunir as oito comunidades intermunicipais que compõem a região, as três universidades e seis politécnicos presentes no território, bem como representantes do sector privado e associações.

Na cerimónia, esteve também presente o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Turismo de Portugal vai aumentar em 20% apoio às entidades regionais

A Turismo de Portugal vai aumentar em 20% o apoio que é atribuído às entidades regionais de turismo, afirmou hoje, em Coimbra, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

“Foi uma decisão que já tomei e que dei nota ao presidente da Turismo de Portugal para que haja um reforço de 20% naquilo que é o apoio da Turismo de Portugal às entidades regionais de turismo”, disse Nuno Fazenda, que discursava em Coimbra, na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Turismo do Centro de Portugal, que passa a ser presidida por Raul Almeida.

Segundo o membro do Governo, “é importante dar mais voz, mais força e mais recursos às regiões”, reconhecendo que se pode ir “mais além” no financiamento das entidades regionais.

O secretário de Estado do Turismo respondia a Raul Almeida, que no discurso de tomada de posse, defendeu uma atualização orçamental das entidades regionais.

Nuno Fazenda considerou que “as regiões têm um papel fundamental no turismo”, assumindo um “papel importante na afirmação dos seus territórios”.

Durante o seu discurso, o governante notou que o turismo continua a alcançar “resultados históricos” no país, dando nota de que o primeiro semestre de 2023 foi “o melhor semestre de sempre da história do turismo”, crescendo quer em dormidas quer nas receitas turísticas.

No entanto, notou que há alguns problemas, nomeadamente a falta de mão de obra no sector.

“Temos de atuar em diferentes dimensões para atrair talento para o sector do turismo e no que diz respeito às qualificações”, notou, considerando que é necessário aumentar o salário médio no sector, que continua abaixo da média da economia nacional.

Para o secretário de Estado, “tem de haver mais esforço para progredir nesse sentido”, apontando também para a captação de mão de obra estrangeira para resolver esse problema.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados