Assinar
Sociedade

A festa do património chega à Batalha, a Porto de Mós e ao norte do distrito

Até domingo há filmes, oficinas, conversas, visitas e até um festival do bucho recheado para saborear o património imaterial da região.

Imagem do filme "O último oleiro"
"O último oleiro" está em exibição no Castelo de Porto de Mós

Batalha, Porto de Mós e três concelhos do norte do distrito de Leiria assinalam os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial da Unesco com várias atividades nos próximos dias.

A celebração está a acontecer ao longo do ano com vários momentos, sendo que o terceiro se intitula “A festa” e acontece até 22 de outubro.

Na Batalha, o Museu da Comunidade Concelhia (MCCB) propõe três iniciativas relacionadas com o Património Imaterial: no sábado, 21 de outubro (21 horas), acolhe a tertúlia “Materialidade e Imaterialidade da Imagem de Nossa Senhora do Fetal: entre o milagre, a devoção e a arte”, com o diretor do Departamento de Património Cultural da Diocese Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte, como convidado.

No domingo, dia 22, há duas iniciativas: a manhã do MCCB é dedicada à oficina de expressão plástica para familias “As luzes da Festa” (11 horas) e à tarde ruma-se até ao Reguengo do Fetal, para uma visita orientada por habitantes locais, sob o tema “A Festa e o Património (15 horas).

A participação é gratuita mas para estas duas últimas atividades é necessária inscrição prévia pelo e-mail geral@museubatalha.com.

Em Porto de Mós, ao longo de todo o fim de semana, dias 21 e 22 de outubro, é projetado em contínuo entre as 10 horas e as 17h30 o filme “O último oleiro”, dedicado ao oleiro José Alves, das Pedreiras.

Até domingo, dia 22, a Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio), em Figueiró dos Vinhos, promove encontros sobre saberes intergeracionais. Ateliês de execução de rodilhas e de latoaria e a visita guiada a um moinho de água fazem parte deste programa, que inclui a apresentação de documentários sobre algumas festividades registadas durante este ano. Inscrições: 236 559 230 e email geral@bmfigueirodosvinhos.com.pt.

“Lugares e lagares – Como se faz o azeite” é o mote para uma visita guiada em Castanheira de Pera ao antigo largar do Corga, hoje um núcleo museológico, com apanha de azeitona de manhã e produção em lagar durante a tarde. A atividade decorre até domingo, dia 22, e é necessária inscrição (916 866 187).

Pedrógão Grande também se associa à celebração, servindo, até domingo, a 2ª edição do Festival Gastronómico do Bucho Recheado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.