Assinar


Sociedade

Chuva e vento fortes colocam distrito de Leiria sob aviso amarelo

O distrito estará ainda sob aviso laranja, entre as 6 e as 21 horas de 17 de outubro, devido à agitação marítima.

O distrito de Leiria ficará sob aviso amarelo a partir das zero horas de amanhã, terça-feira, tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para chuva, por vezes fortes, e vento.

De acordo com o instituto, estão previstos “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte” e “vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 100 quilómetros por hora nas terras altas”.

No que diz respeito à precipitação, o aviso meteorológico mantém-se ativo até às 12 horas de terça-feira, 17 de outubro. Já no que se refere ao vento, prolonga-se até às 18 horas do mesmo dia.

O distrito de Leiria estará ainda amanhã sob aviso, amarelo ou laranja, devido à agitação marítima: aviso amarelo entre as 3 e as 6 horas; aviso laranja entre as 6 e as 21 horas; aviso amarelo entre as 21 horas do dia 17 e as 3 horas do dia 18;

No período de aviso laranja, estão previstas “ondas de oes-sudoeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros”.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir no domingo um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, fixação de estruturas soltas”.

Pediu igualmente cuidado na circulação junto a árvores, pela possibilidade de queda de ramos devido ao vento, evitar circular junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, não praticar atividades relacionadas com o mar, adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados