Assinar
Teatro

Leirena volta ao Coliseu do Porto com “A maior flor do mundo”

A companhia de Leiria apresenta no dia 1 de novembro no festival “O meu primeiro FITEI” a peça inspirada em duas obras de José Saramago.

Com música ao vivo de Surma e interpretação de Matilde Cruz, "A maior flor do mundo e as pequenas memórias" vai em novembro ao Porto e também a Alcanena Foto: Carlos Gomes/Leirena

O Leirena Teatro vai voltar ao palco do Coliseu do Porto com a peça “A maior flor do mundo e as pequenas memórias” no dia 1 de novembro, no âmbito da 4ª edição de “O meu primeiro FITEI”, festival de inverno dedicado a públicos mais jovens e a quem nunca, ou raramente, entrou num teatro, com organização do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

O espetáculo foi construído pelo encenador Frédéric da Cruz Pires a partir de excertos de “A maior flor do Mundo” e “As pequenas memórias” de José Saramago, com interpretação de Matilde Cruz e música ao vivo de Surma.

“Na história que eu quis escrever, mas não escrevi havia uma aldeia. Não se temam, porém aqueles que fora das cidades não concebem histórias nem sequer infantis: o meu herói menino tem as suas aventuras aprazadas fora da sossegada terra onde vivem os pais, suponho que uma irmã, talvez um resto de avós, e uma parentela misturada de que não há notícia. Determinado, a aventura do nosso herói pode demorar horas, e não acaba antes que o seu propósito seja alcançado. A criança que eu fui não viu a paisagem tal como o adulto em que se tornou seria tentado a imaginá-la desde a sua altura de homem. A criança, durante o tempo que o foi, estava simplesmente na paisagem, fazia parte dela…”, escreveu José Saramago, citado na sinopse da peça do Leirena.

No Coliseu do Porto, o espetáculo da companhia de teatro de Leiria é apresentado às 17 horas de 1 de novembro e conta com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Amarante, Leiria, Alcanena e “Ondas de Liberdade” nas freguesias

Entretanto, a companhia tem várias datas agendadas para o próximo mês. No início de novembro, o Leirena leva “Globo de Saramago” ao Cine-Teatro de Amarante, no dia 4, e traz “Caldeirada” ao Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 11.

“A maior flor do mundo e as pequenas memórias” é apresentada novamente em novembro, no Cine-Teatro de Alcanena, no dia 12.

Durante o próximo mês, a companhia dá início às oficinas de dramaturgia para a próxima criação do que o Leirena intitula teatro radiofónico e que também está a acontecer no concelho de Porto de Mós.

“Ondas de Liberdade: primeira senha” será uma parceria com o Teatro José Lúcio da Silva e juntas da freguesia. O teatro que recorda o papel da rádio na Revolução de Abril vai chegar em março de 2024 ao Largo da Feira dos 29 (Monte Redondo), Parceiros e Azoia, Quinta da Cerca (Cortes), Clube Recreativo de Carvide, Parque de S. Silvestre no Lugar da Chã (Colmeiras), Largo São Miguel das Areias (Coimbrão) e Jardim da Almoinha Grande (Leiria).

As oficinas vão decorrer sobre orientação dos dramaturgos José Carretas e Abel Neves.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.