Assinar


Nazaré

Assinado financiamento de 10 milhões de euros para funicular da Nazaré

Contrato de financiamento foi assinado ontem, dia 14.

O projeto foi inscrito na proposta de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência CM Nazaré

A Câmara da Nazaré assinou ontem o contrato de financiamento do funicular da Pedreneira, um investimento de 10 milhões de euros suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e que deverá ficar concluído no início de 2026.

“Será mais uma obra estruturante para o concelho, de dimensão comparável ao Porto de Abrigo no que respeita à qualificação deste território”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS), após a assinatura do contrato de financiamento firmado ao início da tarde de ontem com a estrutura de missão “Recuperar Portugal”.

A assinatura do contrato foi precedida, na manhã desta terça-feira, pela aprovação unânime do executivo (liderado pelo PS e que integra dois vereadores do PSD e um da CDU), numa reunião extraordinária da Câmara da Nazaré.

O contrato assegura o financiamento de 10 milhões de euros para a construção do funicular que ligará o futuro terminal rodoviário à Pederneira, a zona alta da vila.

O projeto foi inscrito na proposta de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), incluído na dotação financeira da iniciativa REPowerEU (704 milhões de euros).

Segundo a memória descritiva, está prevista a construção de um edifício de quatro pisos, com grandes aberturas em vidro que permitem, por um lado, apreciar as paisagens da vila e, por outro, apostar num jogo de luzes que à noite remetem para a imagem de um farol.

Do edifício sairá o ascensor, com grandes janelas panorâmicas e com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar cerca de 300 pessoas por hora, em cada sentido.

A previsão de Walter Chicharro é de que “o lançamento do concurso para a empreitada aconteça ainda este trimestre” e que, após a obtenção do visto do Tribunal de Contas, “a obra possa ser iniciada com a maior brevidade”.

O contrato de financiamento agora aprovado estabelece que a obra deverá ficar concluída até ao final do primeiro trimestre de 2026, mas o autarca disse à Lusa que “o município tem gerido o processo de forma a conseguir alguns ganhos de tempo e a encurtar alguns prazos”, admitindo que a obra possa estar concluída antes do previsto no cronograma do PRR.

A dois anos do final do seu terceiro mandato, o presidente sublinhou que esta estrutura se junta a “muitas obras já concretizadas, como o parque Empresarial do Valado dos Frades, o centro escolar de Famalicão, o centro de saúde da Nazaré”, entre outros investimentos realizados no concelho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.