Assinar
Nazaré

PRR: Candidatura de Funicular da Pederneira deverá ser aprovada em junho

O projeto na Nazaré, inicialmente orçado em cerca de cinco milhões de euros, foi alvo de uma alteração orçamental e reprogramação financeira.

A obra do funicular foi agora incluída na dotação financeira da iniciativa REPowerEU CM Nazaré

A Câmara da Nazaré estima que a candidatura do funicular da Pedreneira, orçada em 10 milhões de euros, seja aprovada pela Comissão Europeia no próximo mês de junho.

O novo ascensor da Nazaré, no distrito de Leiria, que ligará o futuro terminal rodoviário à Pederneira, a zona alta da vila, é um dos projetos inscritos na proposta de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) submetida pelo Governo a Bruxelas, depois de, segundo o presidente da autarquia, Walter Chicharro, “nos últimos meses a câmara ter tido um trabalho de grande proximidade de comunicação” ao executivo no sentido de “avançar com a obra, assim que tivesse financiamento do PRR ou do PT2030”.

No âmbito da reprogramação anunciada na passada sexta-feira, dia 26, pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a obra do funicular foi agora incluída na dotação financeira da iniciativa REPowerEU (704 milhões de euros), estimando Walter Chicharro que “venha a ser financiada na totalidade dos 10 milhões de euros que serão o valor da candidatura”.

Segundo o autarca, “até ao final do mês ou princípio de junho haverá uma aprovação por parte da Comissão Europeia e, até meados de julho, será feita a assinatura do contrato de financiamento por parte do município”.

O projeto, inicialmente orçado em cerca de cinco milhões de euros, foi alvo de uma alteração orçamental e reprogramação financeira, ascendendo agora a 10 milhões de euros, para construir um edifício de quatro pisos, com grandes aberturas em vidro que permitem, por um lado, apreciar as paisagens da vila e, por outro, apostar num jogo de luzes que à noite remetem para a imagem de um farol.

Do edifício sairá o ascensor, com grandes janelas panorâmicas e com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar cerca de 300 pessoas por hora, em cada sentido.

O anteprojeto foi aprovado pela autarquia em abril e na próxima semana terminará a fase de consulta de entidades para aprovação do projeto de execução.

“O caderno de encargos do procedimento com concursal está quase concluído e, portanto, há todas as condições para muito rapidamente avançar com o concurso público internacional”, disse à agência Lusa o autarca que pretende ver concluída a obra antes do final do seu último mandato, em 2025.

A concluir dez anos de mandato “com muitas obras já concretizadas, como o parque Empresarial do Valados dos Frades, o centro escolar de Famalicão, o centro de saúde da Nazaré, esta obra é a cereja em cima do bolo”, afirmou o presidente da câmara, considerando “absolutamente estruturante” o novo elevador que vai contribuir para reduzir a utilização de carros na ligação à Pederneira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.