Assinar
Sociedade

Nazaré aprova abertura de concurso internacional para Funicular da Pedreneira

Segundo a Câmara, o objetivo é “proporcionar transportes públicos sustentáveis, numa extensão aproximada de 200 metros, entre a praia e a Pederneira”.

CM Nazaré

A Câmara da Nazaré aprovou a abertura do concurso público internacional para a construção do Funicular da Pedreneira, um investimento de 10 milhões de euros que ligará a praia à zona alta da vila, no distrito de Leiria.

O lançamento do concurso foi decidido por unanimidade na mais recente reunião do executivo (de maioria socialista), realizada no dia 26 de fevereiro, após a aprovação do projeto de execução do funicular. Segundo a Câmara, o objetivo é “proporcionar transportes públicos sustentáveis, numa extensão aproximada de 200 metros, entre a praia e a Pederneira”.

De acordo com a memória descritiva, a que a agência Lusa teve acesso, o projeto prevê a construção de um edifício de quatro pisos com aberturas em vidro, que permitirão ao utilizador apreciar a paisagem, e uma aposta num jogo de luzes, que “remeterão para a imagem de um farol, à noite”.

Do edifício, que ligará o futuro terminal rodoviário à Pederneira, sairá o mecanismo por cabo, com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar até 300 pessoas por hora, em cada sentido, refere o documento.

O funicular irá “integrar uma rede de transportes acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e às bicicletas, reduzindo a necessidade de utilização do carro particular em pequenas deslocações”.

É destacado “o elevado potencial” deste equipamento na redução do número de automóveis em circulação, “reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa associados, ao mesmo tempo que contribui, substancialmente, para o objetivo de mitigação das alterações climáticas”.

O novo ascensor da Nazaré foi um dos projetos inscritos na proposta de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) submetida pelo Governo a Bruxelas em maio do ano passado.

O contrato de concessão do apoio financeiro foi assinado em novembro de 2023, entre a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” (EMRP) e o município da Nazaré.

O investimento, no valor de 10 milhões de euros, inteiramente financiado pelo PRR, teve início em 1 de fevereiro de 2022 e tem conclusão prevista para março de 2026, de acordo com a autarquia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados