Assinar
Sociedade

Exercício nacional de proteção em caso de sismo regressa dia 14 às 11h14

O exercício “A terra treme” visa sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um tremor de terra. Proteção Civil apela à participação

Para dar visibilidade à temática, o Comando Sub-Regional de Proteção Civil da Região de Leiria promove, na terça-feira, simulacros e exercícios na Batalha

A terra volta “a tremer” na terça-feira, 14 de novembro, às 11h14, para sensibilizar a população para a adoção de medidas de proteção em caso de sismo.

“A Terra Treme” é um exercício de âmbito nacional, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que apela à participação da população de norte a sul do país, em casa, no trabalho, na escola ou qualquer outro local, individualmente ou em grupo.

Basta um minuto para simular “três gestos simples de autoproteção, que podem fazer a diferença”: baixar-se, proteger-se e aguardar, explica a ANEPC.

Os interessados podem ainda manifestar a sua intenção em participar registando-se na página dedicada o exercício, responder a um inquérito sobre a perceção do risco sísmico e/ou obter mais informações sobre medidas de proteção através do site dedicado ao tema.

Aprender para reagir em segurança

Em caso de sismo, se estiver num dos andares superiores de um edifício não se precipite para as escadas, nunca utilize elevadores, abrigue-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama, e mantenha-se afastado de janelas e espelhos, recomenda a ANEPC.

Se estiver num local com grande concentração de pessoas fique dentro do edifício até o sismo cessar, e saia depois com calma e atenção a objetos que possam cair. Não se precipite para as saídas. Nas fábricas mantenha-se afastado de máquinas que possam tombar ou deslizar.

Quem estiver na rua, deve dirigir-se para um local aberto com calma e serenidade, longe do mar ou cursos de água, sem correr ou vaguear pelas ruas.

Mantenha-se afastado dos edifícios (sobretudo dos mais degradados, altos ou isolados) dos postes de eletricidade e outros objetos que lhe possam cair em cima. Afaste-se ainda de taludes, muros, chaminés e varandas que possam desabar.

Se estiver a conduzir, pare a viatura longe de edifícios, muros, taludes, postes e cabos de alta tensão e permaneça dentro dela, aconselha a ANEPC.

A ANEPC deixa ainda recomendações sobre o que fazer antes e depois de um sismo na página dedicada ao tema.

Exercício sub-regional na Batalha

Adotada essencialmente pelas escolas, através do toque das campainhas, ações de sensibilização ou simulacros de evacuação, a iniciativa tem sido também promovida por diversas entidades públicas e privadas, entre autarquias, empresas e associações.

Na região, a ação terá este ano particular destaque no concelho da Batalha, onde decorrerá um exercício público de sensibilização para o risco sísmico dinamizado pelo Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria.

A iniciativa tem lugar na terça-feira no edifício da Câmara Municipal e Loja do Cidadão, a partir das 10h30, e inclui, além do exercício “A terra treme”, simulacros de busca e salvamento pelo Corpo de Bombeiros Voluntários da Batalha e pelo Grupo Operacional Cinotécnico da PSP.

O programa contempla ainda uma exposição estática de meios técnico-operacionais dos vários agentes e parceiros de Proteção Civil e uma demonstração tática das equipas cinotécnica da GNR e PSP e da Esquadra de Cavalaria da GNR, na praça do Município, abertas à comunidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.