Assinar
Mercado

Indústria de Moldes determinada em valorizar a modernização e o investimento diferenciador

A 13ª Semana de Moldes, dedicada à sustentabilidade, conta com a presença de parceiros da indústria de moldes e plásticos de 10 países

Nuno Silva, presidente do Centimfe

O presidente do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (Centimfe), Nuno Silva, reafirmou esta segunda-feira, dia 20, a “determinação” do sector em destacar-se “competitivamente e valorizar a modernização e o investimento no conhecimento diferenciador”.

“Vivemos tempos de grande incerteza e imprevisibilidade nos negócios e no mercado internacional onde atuamos”, constatou na sessão de abertura da 13ª Semana de Moldes, que reúne o polo Engineering & Tooling from Portugal (moldes e plásticos) na Marinha Grande e Oliveira de Azeméis.

“A nossa determinação em afirmarmo-nos competitivamente, em valorizar a modernização obrigatória e o investimento no conhecimento diferenciador, que temos vindo a fazer nas nossas empresas, exigem o reforço da cooperação e o estabelecimento e fortalecimento das nossas parcerias”, adiantou o presidente do Centimfe.

Por outro lado, a indústria “tem que orientar o seu caminho para a sustentabilidade (económica, ecológica e social) e ajustar a sua trajetória de desenvolvimento, ganhando uma dimensão crítica de intervenção, mas com competitividade”.

“Os novos desafios do mercado internacional onde atuamos também são prioridade de entendimento e alinhamento”, adiantou Nuno Silva, considerando que a Semana de Moldes inclui “conferências de grande importância estratégica” para os participantes saírem “mais fortes, mais conscientes e mais unidos, quando terminar o evento”.

O presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, destacou que o encontro “integra um conjunto significativo de iniciativas que promovem a interação entre empresários, agentes económicos e oradores, nacionais e internacionais, constituindo-se como um espaço de reflexão sobre a indústria de moldes nacional”.

Aurélio Ferreira discursa na sessão de abertura da Semana de Moldes

“Este é o momento para se fazer o balanço atual do sector e traçar estratégias para um futuro tão exigente e difícil como aquele que se avizinha”, referiu.

A 13ª Semana de Moldes, dedicada à sustentabilidade, que conta com a presença de parceiros da indústria de moldes e plásticos de 10 países, termina na sexta-feira, dia 24, com a realização da conferência internacional Moldes Portugal 2023, na Marinha Grande.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.