Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Património da Leiria Cidade Criativa da Música inspira festival com 15 estreias 

Ao longo de três dias, pelas duas principais salas de Leiria, o Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco, são interpretadas pela primeira vez obras encomendadas pela Cidade Criativa da Música.

Festival foi apresentado na sede da Leiria Cidade Criativa da Música FOTO: CML/Gil Álvaro de Lemos

Quinze composições originais, inspiradas no património natural e arquitetónico de Leiria, são apresentadas em estreia na segunda edição do Festival Leiria Cidade Criativa da Música (LCCM), entre 7 e 9 de dezembro. 

Ao longo de três dias, pelas duas principais salas da cidade, o Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco, são interpretadas pela primeira vez obras encomendadas pela Cidade Criativa da Música, na área da música alternativa, jazz e música contemporânea. 

O festival, apresentado esta segunda-feira, dia 27, assume-se como “estímulo claro à criação musical contemporânea e à capacitação do tecido artístico local”, contribuindo para a consolidação de Leiria “como Cidade Criativa da Música na Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO”, realça a organização.

“É um festival que vive da criatividade. Arrisco dizer que será o único no nosso país em que toda a música que vamos ouvir e tudo o que vai ser consumido em termos de objetos artísticos é criado especificamente para este festival e procura mexer com os agentes locais da cidade de Leiria e procura estimular a criatividade nas diferentes estéticas musicais”, disse o diretor da LCCM.

Segundo Daniel Bernardes, o evento “é uma tentativa de tocar vários eixos da UNESCO para as Cidades Criativas”, explorando “o ecletismo e a variedade de estéticas musicais” para potenciar “parceiros estratégicos do movimento associativo” do concelho. 

O Festival Leiria Cidade Criativa da Música reparte-se por um primeiro dia dedicado à música alternativa e pop-rock, um segundo ao jazz e o último dia à música contemporânea. 

A 7 de dezembro, é apresentado o espetáculo “Leiria não existe”, criação de Inês Apenas, que atuará no Teatro José Lúcio da Silva acompanhada pela Camerata de Cordas. 

A composição é uma “viagem musical pela cidade”, evocando, “num tom bastante pessoal, as memórias e aventuras vividas em locais icónicos da cidade”, avança a organização.

No dia 8 de dezembro, cabe à Orquestra Jazz de Leiria, dirigida por César Cardoso, interpretar um programa onde constam obras originais de compositores de Leiria e nomes relevantes da história do jazz nacional. 

As composições são de João Capinha, Joel Silva, Nelson Cascais, Jeffrey David, Zé Eduardo e Paulo Perfeito, que se inspiraram em espaços emblemáticos da cidade, como a Casa do Arco, a Casa dos Pintores ou o Mercado de Santana.

Com a Orquestra Jazz de Leiria, neste concerto apresentam-se como solistas o baterista Diogo Alexandre e o vibrafonista Eduardo Cardinho, ambos naturais do concelho e já com carreira no jazz internacional.

Serão ainda interpretadas as obras “Senhora do Monte”, de Estela Alexandre, e “Fibers”, de Hristo Goleminov, finalistas do Concurso Internacional de Composição de Leiria, promovido também pela LCCM. 

O festival termina com um espetáculo que celebra a tradição filarmónica do concelho onde existem 11 bandas e 400 músicos. O maestro Tiago Alves dirigirá o Ensemble de Sopros da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria que, com o guitarrista Pedro Santos e o tubista José Guilherme Neves enquanto solistas, interpreta peças de Mário Nascimento e Rui Lavos, compositores naturais do concelho, e ainda por Ângela da Ponte, Pedro Lima, Telmo Marques e Nuno da Rocha. 

Para este programa, a inspiração foi o edifício do mimo – Museu da Imagem em Movimento, a nascente do rio Lis, o Castelo de Leiria e o Vale do Lapedo. 


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.