Assinar
Cultura

Ciclo de música põe o público a aprender e a ouvir ritmos medievais

O primeiro concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria acontece a 6 de janeiro.

Cada uma das sessões que integram o Ciclo de Música Medieval de Leiria, com início a 6 de janeiro, no Castelo de Leiria, será mais do que um concerto.

Antes de se ouvirem as melodias e ritmos da Idade Média, o público é convidado a participar num workshop, “que serve como uma chave para desvendar os mistérios e a magia do concerto que se segue”, explica a Câmara de Leiria em nota de imprensa.

Estes mini-workshops dão oportunidade ao público de aprender e fazer perguntas, levando-o a familiarizar-se “com a alma da música, oferecendo uma visão mais profunda do contexto histórico, dos instrumentos e do seu significado cultural”.

O Ciclo de Música Medieval de Leiria é composto por seis concertos, em dias importantes do calendário solar, religioso e pagão, acrescenta a mesma nota.

Explorar a origem e significado das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio, descobrir o legado musical de D. Dinis, rei trovador, ouvir as Cantigas de Amigo do jogral medieval Martin Codax, e obras do célebre Livro Vermelho de Montserrat são algumas das propostas deste ciclo de música.

Cada concerto conta com a presença de instrumentos como o alaúde, a vielle e a percussão medieval. Marcam presença nestes espetáculos, artistas reconhecidos na área e o ciclo prevê ainda com a apresentação do trabalho artesanal de um conceituado luthiers de instrumentos históricos de Portugal.

O primeiro workshop e concerto decorrem a 6 de janeiro, Dia de Reis, às 15h e 16h, respetivamente, nos quais se abordará o sábio rei por detrás das obras das Cantigas de Santa Maria, e a própria Santa Maria, ou como é referida nas próprias letras, “Donzela, Mãe e Anciã”.

“A rica herança cultural, escrita em galaico-português, contém muitas tradições ancestrais; o estilo de vida do camponês e do rei, as práticas religiosas de freiras e padres, o que era o belo, o que era milagre, e muito mais é desvendado nas letras das Cantigas de Santa Maria, sendo estes exemplos apenas o começo da sua riqueza”, refere a nota de imprensa da Câmara de Leiria.

A produção do Ciclo de Música Medieval de Leiria está a cargo de CordaSonora, com direção artística de Ricardo Alves Pereira, músico investigador, contador de histórias e compositor de Leiria, e de Esin Yardimli Alves Pereira, multi-instrumentista, escritora e música dedicada a várias plataformas de produção artística.

TWB Ensemble (The Wandering Bard) será o grupo residente do ciclo de música, responsável por dar vida a obras de compositores da música antiga e mestres anónimos dos séculos XII a XVIII e pela narração de histórias.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados