Assinar
Alcobaça

Vila Nova de Famalicão decreta luto por morte de resistente antifascista

Joaquim Loureiro, natural de Alcobaça, faleceu aos 87 anos.

CMF

A autarquia de Famalicão decretou dois dias de luto municipal pelo falecimento do alcobacense Joaquim Loureiro, um resistente antifascista, que faleceu, na quarta-feira, dia 27 de dezembro, aos 87 anos.

Natural de Montes, concelho de Alcobaça, Joaquim Loureiro desempenhou funções de presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão entre 1986 e 1989, mas iniciou o percurso político ainda no tempo do Estado Novo, quando apoiou a candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958.

Durante a crise académica de 1960-1962, o então estudante de Direito na Universidade de Coimbra participou ativamente nas manifestações estudantis, o que o levaria a ser duas vezes detido e identificado pela polícia política.

Depois de concluir os estudos foi colocado, em 1967, na Escola Técnica de Vila Nova de Famalicão, mas acabaria por ser expulso da função pública por decisão do Conselho de Ministros, devido às suas posições políticas, nomeadamente, por ser apoiante da Oposição Democrática ao Estado Novo.

O advogado acabaria por radicar-se no norte e pertenceu às comissões políticas do Movimento Democrático Português, deixando-o em 1974 para aderir ao PS. Pertenceu à Comissão Administrativa da Câmara de Famalicão entre 1976 e 1977, foi presidente da Assembleia Municipal e várias vezes eleito vereador.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.