Assinar
Pombal

Formalizado protocolo de residência de autonomização da CERCIPOM

A nova resposta social vai apoiar e capacitar os cidadãos com deficiência e/ou incapacidade na institucionalização e formação profissional para uma vida autónoma e independente.

Preciosa Santos, Manuel Ferreira dos Santos, Ana Sofia Antunes, Catarina Pascoal e João Paulo Pedrosa na assinatura do protocolo SF

O Centro de Formação e Inclusão Socioprofissional da Cooperativa de Educação, Reabilitação Capacitação e Inclusão de Pombal (CERCIPOM) recebeu nas suas instalações, no passado dia 1 de fevereiro, a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, para a assinatura do Acordo de Cooperação entre esta instituição e o Instituto da Segurança Social, que viabiliza o funcionamento da Residência de Autonomização e Inclusão (RAI).

A nova resposta social vai apoiar e capacitar os cidadãos com deficiência e/ou incapacidade na institucionalização e formação profissional para uma vida autónoma e independente. “É um projeto de inclusão que nos permitirá criar oportunidades dignificantes e significativas baseadas nas prioridades de cada pessoa e nos apoios de que verdadeiramente necessita para funcionar, o mais independentemente possível, nos seus contextos de vida”, explicou Preciosa Santos, vice-presidente da direção e diretora geral da CERCIPOM, ao REGIÃO DE LEIRIA.

Com um investimento de 162.916,92 euros, financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com o apoio do município de Pombal, esta resposta social visa proporcionar aos residentes igualdade de oportunidades, facilitando a sua participação social e o desenvolvimento de percursos profissionais.

Cerca de 163 mil euros de investimento foi o valor aprovado no âmbito do PRR para a aquisição de um apartamento T3, localizado no centro da cidade de Pombal

A visita da governante foi o culminar de um processo iniciado no ano passado com a inauguração da RAI, ora firmado com a assinatura deste Acordo de Cooperação, indispensável ao seu funcionamento, que determina, entre outros compromissos, a comparticipação financeira da Segurança Social para as despesas de funcionamento.

“Sendo um acordo típico, a comparticipação familiar por utente/mês, obedece a um valor padronizado que está fixado por protocolo, celebrado pelo membro do Governo e pelas entidades representativas das instituições”, acrescentou a responsável.

Nesta visita, também marcaram presença a vereadora da Coesão e Inovação Social do município de Pombal, Catarina Pascoal, o diretor do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, João Paulo Pedrosa e o presidente da direção da CERCIPOM, Manuel Ferreira dos Santos, além da secretária de Estado da Inclusão, sendo esta a primeira RAI a ser inaugurada em Portugal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados