Assinar


Mercado Exclusivo

Inteligência Artificial facilita trabalho mas as pessoas (ainda) fazem a diferença

Seja na contratação, seja em tarefas de menor valor acrescentado, a Inteligência Artificial (IA) está a assumir uma importância crescente. Três especialistas em gestão de pessoas analisam este tema, bem como a relevância da sustentabilidade e a retenção de talentos.

1 Um dos grandes desafios das empresas é alinhar as suas estratégias de gestão de pessoas com os objetivos de ESG (indicadores ambientais, sociais e de governança corporativa). As empresas da região de Leiria estão a conseguir fazê-lo?


Secção de comentários

  • VP disse:

    – Segundo o Randstad Employer Brand Research, que é um estudo com representatividade de género, idade, sector e conta com mais de 5000 respostas, conseguimos perceber que o mais valorizado pelos talentos é: o salário e benefícios, ‘work-life balance’, bom ambiente de trabalho, oportunidades de progressão de carreira e estabilidade profissional-
    Questiona-se até que ponto é artificial a inteligência subjacente a esta investigação, visto que, certamente com maior humildade, o filósofo italiano “Massimo Catalano” já tinha previsto o possível resultado de tal investigação, na emissão dos seus princípios. 1) “É melhor ser idoso com duas pensões e excelente saúde do que ser pobre e com saúde debilitada” – 2) “Melhor comer alimentos saudáveis ​​todos os dias do que passar fome comendo sobras colhidas do chão” – 3) É melhor nascer numa família rica com pais amorosos do que numa família de migrantes perdendo os pais numa idade precoce.” Provavelmente já com um nível normal de “inteligência tradicional”, aquela que aliada ao bom senso tem levado a humanidade adiante há mais de 8.000 anos, teria sido possível descobrir que “salário, benefícios, boa vida, carreira, bem-estar, estabilidade, teriam sido os critérios destacados pelas pessoas de “inteligência normal”, como aspiração para o futuro. Seria antes interessante perguntar à “Inteligência Artificial” o que pensa sobre o facto de não haver motoristas de autocarro em Leiria e de ser necessário ir procurá-los no Brasil ou em Cabo Verde. Existe também a possibilidade de que, apesar de artificial, essa inteligência nos diga que provavelmente algo está errado, assumindo pelo menos uma vez os traços da inteligência natural. Infelizmente, as palavras são sempre muitas, enquanto os fatos são muito, muito poucos..
    P.S. Existe uma maneira de evitar que os jovens fujam para o estrangeiro: deixe-os estudar e depois dê-lhes bem-estar, carreira, bons salários, estabilidade… não é difícil, ambas as inteligências sabem disso, tanto a artificial como a natural…

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados