Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Mercado

Obras para condomínio empresarial em Castanheira de Pera arrancam este semestre

O presidente da Câmara realçou que vai ser um edifício que tem em consideração a eficiência energética e vai ter produção de energia para autoconsumo.

As obras para a criação do Condomínio Empresarial dos Esconhais numa antiga fábrica de lanifícios em Castanheira de Pera, investimento superior a 2,6 milhões de euros, arrancam este semestre, disse hoje o presidente da Câmara.

“Se nada acontecer de anormal, acho que é perfeitamente possível iniciar as obras ainda no primeiro semestre”, afirmou António Henriques, adiantando que se estão a “ultimar os documentos para a celebração do contrato” que tem de ser submetido ao Tribunal de Contas.

António Henriques declarou que a requalificação foi adjudicada por cerca de 2,6 milhões de euros mais IVA, financiados em 85%, sendo o prazo de execução de 18 meses.

Para o autarca, o condomínio empresarial, nas antigas instalações da empresa Barros III (inicialmente Fiandeira Castanheirense), vai dar ao concelho “capacidade de fixar empresas e, consequentemente, gerar riqueza através da criação de emprego”.

“As mais-valias que as empresas têm ao virem para Castanheira de Pera são os preços por metro quadrado, muito mais baixos do que nas grandes cidades”, apontou, notando ainda que os investidores terão “um espaço pronto a utilizar”, sem necessidade de fazer qualquer tipo de obras complementares para o utilizar.

O presidente da Câmara realçou que vai ser um edifício que tem em consideração a eficiência energética e vai ter produção de energia para autoconsumo.

“A criação de emprego em territórios de baixa densidade demográfica também tem apoios do Estado Central”, lembrou realçando, igualmente, a localização do concelho, no Centro do país, “com fácil acessibilidade a Lisboa, Porto e até mesmo a Espanha”.

Os pavilhões da antiga fábrica da Barros III que vão ser objeto de requalificação são contínuos, totalizando cerca de 14 espaços para acolher as empresas.

“As empresas têm um espaço onde vão laborar e depois têm áreas para formação, para reuniões, áreas comuns que serão partilhadas por todos os inquilinos que vão utilizar o condomínio empresarial”, esclareceu.

Segundo o autarca, nessas áreas comuns vão existir espaços dedicados ao trabalho partilhado e teletrabalho.

“Neste momento, a procura de espaços para empresas em Castanheira de Pera é superior à oferta que temos, o que é um bom sinal. Portanto, temos mesmo de executar a obra muito rapidamente, para conseguirmos acolher essas empresas”, assegurou.

O presidente da Câmara adiantou que “uma parte do edifício tinha condições para receber duas empresas, uma delas ligada às energias renováveis, a CME, que já está instalada nesse espaço há cerca de um ano e, neste momento, cria 25 postos de trabalho”

Na terça-feira, a autarquia divulgou que a “CME Renováveis anunciou a instalação de um centro técnico para as energias renováveis” no concelho.

“Dedicado às tecnologias eólicas e solares, a instalação do referido centro técnico visa a prestação de serviços de monitorização e manutenção de parques de energias renováveis”, adiantou o município, assinalando que “materializa o primeiro investimento sediado no Condomínio Empresarial dos Esconhais”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.