Assinar
Sociedade

Transportes públicos gratuitos em Ourém para estudantes a partir de abril

O passe de rede gratuito jovem estudante Médio Tejo “destina-se a todos os estudantes, dos 4 aos 23 anos”.

Estudantes deverão fazer a validação do seu passe a bordo, em todas as viagens Foto: CMO

Os transportes públicos nos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo e nos concelhos da Sertã e Vila de Rei vão ser gratuitos para todos os estudantes a partir de 1 de abril. A gratuitidade estende-se ao serviço de transporte público urbano nas cidades de Fátima e Ourém – TUFO.

Com este passe, refere a CIM, “os jovens estudantes vão poder viajar, gratuitamente, em toda a rede nos serviços Meio – Para Andar no Médio Tejo”.

Os serviços de transporte que estão abrangidos pelo passe Meio Jovem são os de transporte público regular de passageiros de âmbito municipal e intermunicipal em 13 concelhos, onde se inclui Ourém. A gratuitidade inclui também o serviço de transporte público urbano em Abrantes e Tomar, além do TUFO, nas cidades de Fátima e Ourém.

Segundo adianta a CIM Médio Tejo, o passe de rede gratuito jovem estudante Médio Tejo “destina-se a todos os estudantes, dos 4 aos 23 anos, que se enquadrem nas condições da Portaria N.º 7-A/2024 de 5 de janeiro 2024, sendo que dos 4 aos 18 anos, não é necessário fazer prova de inscrição da unidade de ensino”. Já “dos 19 aos 23 anos, além do cartão de identificação e de outros dados”, os jovens têm de “fazer prova” de que são estudantes.

Com a entrada em vigor, os estudantes “não necessitam de substituir o seu passe atual, mas deverão fazer a validação do seu passe a bordo, em todas as viagens”, indica ainda a CIM, que disponibiliza mais informação em www.meiomt.pt ou através da linha de apoio 249 78 78 78.

Citado na nota, o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, salienta que a medida “contribui para um acesso mais facilitado à rede de transporte público Meio, no Médio Tejo” e que “a grande mais-valia deste passe estudante é o acesso a toda a rede” disponível. “Soluções que significam uma aposta financeira nesta área, mas sobretudo uma aposta na qualidade de vida dos nossos cidadãos, nomeadamente dos jovens estudantes, que queremos captar e que aqui queremos que encontrem todas as condições para estudar e viver”, acrescenta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados