Assinar
Ambiente

Dezenas de atividades até domingo nas Jornadas de Educação Ambiental nas Caldas da Rainha

Oficinas pedagógicas, saídas de campo e comunicações orais vão preencher o fim de semana.

Uma das atividades destas jornadas é uma visita à Lagoa de Óbidos Foto: CMO

Arrancaram hoje, dia 19, as XXX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que até domingo levam dezenas de atividades ao Centro Cultural de Congressos (CCC) de Caldas da Rainha.

O programa contempla conferências, painéis, dezenas de comunicações orais, oficinas pedagógicas, atividades de exterior, saídas de campo, atrações artísticas, apresentação de recursos pedagógicos, bem como várias exposições, dedicadas ao tema “Educação ambiental – territórios e políticas de proximidade: desafios e oportunidades”.

Destaque este sábado para a oficina “Vamos cuidar do planeta frente à emergência climática”, que acontece na sala multiuso 2 do CCC e tem como objetivo fornecer ferramentas para os participantes conseguirem tratar, de forma crítica, notícias, imagens e vídeos falsos relativos a este tema. A oficina é orientada por Paulo Lima.

Anabela Pereira e Ana Almeida, da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, vão falar sobre a importância das linhas de água, ribeiras e rios para o ambiente, numa oficina no exterior.

Destaque ainda para duas atividades que acontecem fora de portas no sábado à tarde, a partir das 14h30: uma visita ao primeiro hospital termal do mundo, fundado pela rainha D. Leonor no final do século XV, e a descoberta da Cidade Criativa da UNESCO, através da cerâmica e das artes populares. Será um roteiro pela cidade com uma lotação de 25 participantes.

De seguida, acontece uma visita à descoberta da geodiversidade de Caldas da Rainha e do território do Geoparque Oeste, mas também o papel histórico e natural da Mata D. Leonor. A atividade tem também uma lotação de 25 participantes.

No domingo, dia 21, estão previstas várias atividades junto da comunidade. O programa arranca logo às 9 horas com uma caminhada à beira-mar na praia da Foz do Arelho, para recolha de informações ambientais e de lixo marinho, no âmbito do projeto europeu Coastwatch. A atividade tem uma duração de 2 horas e nível médio de dificuldade.

À mesma hora, decorre uma outra iniciativa na Lagoa de Óbidos. Os participantes vão poder interagir com a comunidade de pescadores local, conhecendo a sua natureza, a cultura, as memória e tradições, e refletindo sobre o papel da escola na sustentabilidade e proteção da lagoa e dos seus recursos vivos.

A participação nas atividades carece de inscrição mediante o preenchimento de um formulário.

Consulte o programa completo das jornadas aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.