Assinar
Ambiente

Município de Leiria distinguido por práticas sustentáveis e educação ambiental

Iniciativas da Associação Bandeira Azul da Europa “Amar a Praia – Concurso de Práticas Sustentáveis” e “Município + Azul”

O Município de Leiria recebeu dois prémios

O Município de Leiria ficou em primeiro lugar no “Amar a Praia – Concurso de Práticas Sustentáveis” e recebeu o título “Município + Azul” da região centro pelas suas atividades de educação ambiental, atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa.

As autarquias de Pombal e Alcobaça receberam uma menção honrosa relativa à iniciativa “Município + Azul” e a primeira conquistou ainda o terceiro lugar no “Concurso Amar a Praia”, adiantou esta segunda-feira, dia 12, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O “Município + Azul” reconhece, em cada uma das sete regiões hidrográficas, a autarquia com melhor pontuação nas atividades de educação ambiental, realizadas no âmbito do Programa Bandeira Azul. A realização de pelo menos seis ações é um dos critérios obrigatórios.

Este prémio distingue os municípios cujas atividades de educação ambiental se destacam em aspetos como a inovação, criatividade, pertinência, multiplicidade de parcerias ou abrangência de diverosos públicos alvo.

Entre as suas iniciativas, a Câmara de Leiria destaca as oficinas Pais & Filhos,” dedicadas ao tema da biodiversidade, com a construção de hotéis de insetos e de modelos dunares”, e os “Artivistas Dunares” que incentivaram os veraneantes da Praia do Pedrógão a preservar as dunas.

Já o “Amar a Praia – Concurso de Práticas Sustentáveis”, desenvolvido com o apoio da P&G Portugal, visa destacar e partilhar as práticas sustentáveis desenvolvidas pelos concessionários, “estimular aqueles que estão mais próximos dos utentes e, também, mais atentos às necessidades das zonas balneares”.

As práticas sustentáveis podem incidir em áreas como água, energia, resíduos, equipamentos, ruído, educação e sensibilização ambiental ou segurança.

Neste caso, o primeiro lugar foi atribuído ao Município de Leiria, com o projeto “Água da Torneira. Com todo o gosto!”. “Uma iniciativa que, através da instalação de diversos dispensadores de água, da distribuição de água da torneira aromatizada e da oferta de picolés da torneira (gelados feitos com água e fruta), incentivou o consumo da água canalizada, o que evita a produção de muito plástico necessário às águas engarrafadas”, explica a ABAE.

O Município de Pombal ficou em terceiro lugar com “o seu projeto de praia inclusiva, que faz com que a praia, que é de todos, seja, realmente, para todos”, adianta a associação.

No segundo lugar do “Concurso Amar a Praia” ficou Sesimbra, com um projeto que ajuda a tirar as beatas da areia, através dos “Comedores de Beatas”, uma espécie de dispensadores de cinzeiros que têm duas versões: uma maior, para a entrada das praias, e uma mais pequena para esplanadas. Ambas foram decoradas por utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e infantários.

O título “Município + Azul” foi entregue na região norte a Esposende (Vila Nova de Gaia e Espinho – menção honrosa); Tejo, Avis (Torres Vedras – menção honrosa); Alentejo, Sines, (Portel – menção honrosa); Algarve, Lagoa (Lagos – menção honrosa); Açores, Vila do Porto; Madeira, Porto Santo (Funchal e Machico – menção honrosa).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.