Assinar
Música

“Festival de Alegrias” recorda Dia das Maias no Castelo de Leiria

O Ciclo de Música Medieval de Leiria regressa nesta quarta-feira, 1 de maio, para explicar como se construiam os instrumentos medievais e para dar a ouvir as Cantigas de Santa Maria e do Livro Vermelho de Montserrat.

Esin Yardimli Pereira, Ricardo Alves Pereira e António Filipe Casal terão a companhia do multi-instrumentista Orlando Trindade Foto: Fernando Rodrigues

O Ciclo de Música Medieval de Leiria está de volta ao Castelo neste dia 1 de maio com workshop e concerto temáticos, com The Wandering Bard Ensemble e convidados.

A partir das 15 horas, o projeto de Esin Yardimli Pereira e Ricardo Alves Pereira convida o conceituado luthier (construtor de instrumentos) Orlando Trindade a falar sobre instrumentos musicais ibéricos.

Trindade vai apresentar instrumentos de época e desvendar os processos e segredos da sua fabricação, a partir de fontes históricas como o Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela. Haverá também exposição de instrumentos e demonstração interativa.

Depois, às 16 horas, Orlando Trindade, que é também multi-instrumentista, junta-se a Esin Yardimli Pereira (vielle), Ricardo Alves Pereira (alaúde) e ao percussionista residente do ciclo de música, António Filipe Casal, para o concerto “Festival de Alegrias”.

Inspirado no Dia das Maias e no espírito dos dias festivos da histórica Feira de Leyrea, que remonta ao século XIII, o concerto tem com programa canções das Cantigas de Santa Maria e do Livro Vermelho de Montserrat, “com um toque de magia folclórica e bárdica”, antecipa do TWB Ensemble. Este é o único concerto do ciclo exclusivamente instrumental.

A participação tanto no workshop como no concerto está incluída no bilhete que dá direito a entrar no Castelo de Leiria, mas é limitada à lotação da sala da Igreja da Pena.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados