Assinar
Cultura

A música e a vida do tempo de D. Dinis é celebrada a partir deste sábado no Castelo de Leiria

O Ciclo de Música Medieval de Leiria começa no dia 6 de janeiro, às 15 horas, com conversa e concerto.

O avô de D. Dinis era um rei especial. Afonso X (ou Alfonso X), tinha o cognome de “O sábio” e era não só defensor da cultura e também mecenas das artes como ainda, ele próprio, um artista: era um poeta e trovador (sensibilidade que D. Dinis herdou) e deixou uma relevante obra, cujo pináculo são as “Cantigas de Santa Maria”.

É bem provável que o que se ouvia no Castelo de Leiria no tempo de D. Dinis fosse a música do seu avô que, em grande parte, inspira o Ciclo de Música Medieval de Leiria, projeto que, ao longo deste ano, vai levar a música e as histórias desse tempo ao público que visitar o monumento.

O primeiro momento do ciclo é já este sábado, dia 6, repartido por duas partes: primeiro, a partir das 15 horas, há workshop intitulado “Cantigas de Santa Maria: Introdução ao Ciclo de Música Medieval de Leiria”. Nessa conversa, os diretores artísticos do ciclo de música, Ricardo Alves Pereira e Esin Yardimli Alves Pereira, falam sobre a cultura medieval na Península Ibérica, que remete para o repertório que teria sido ouvido com frequência entre as muralhas do castelo à época de D. Dinis.

“Os participantes do workshop terão a oportunidade de aprender sobre as ‘Cantigas de Santa Maria’, uma das fontes mais importantes sobre a vida na Idade Média e como tal coleção chegou até aos nossos dias”, explicam os organizadores. Também se falará de Afonso X e da abordagem medieval a Santa Maria, “a mulher que realizou cerca de 400 milagres que ficaram registrados nos manuscritos das ‘Cantigas de Santa Maria'”. Também haverá tempo para abordar a notação musical daquele tempo e o Galaico-Português, a língua que então se falava.

Depois, a partir das 16 horas, há concerto de música medieval por The Wandering Bard, ensemble quer junta Ricardo Alves Pereira e Esin Yardimli, com o percussionista convidado António Casal.

Neste primeiro recital, que tem como tema “O rei e a virgem”, participará também o cantor lírico Jorge Luís Castro.

“No primeiro concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria convidamos o público a vivenciar a Idade Média através da música da época, interpretada à voz e instrumentos históricos”, explicam os organizadores.

Serão executadas obras das Cantigas de Santa Maria, “que exemplificam a sua ligação com as gentes, a natureza, a política, o divino e até mesmo os músicos da era medieval”, antecipam.

A participação no workshop e no concerto está incluída no preço normal de acesso ao Castelo de Leiria, 2,10 euros.

Programa do Ciclo de Música Medieval de Leiria

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.