Assinar


Cultura

Casa Verde de Oliveira e Castelo de Leiria recebem concertos do quarteto Quatuor Akilone

Em residência artística na cidade, o quarteto de cordas atua na tarde desta sexta-feira, 23 de fevereiro, no edifício da rua Tenente Valadim. Amanhã de manhã, o agrupamento francês sobe ao Castelo.

O quarteto francês tem estado em residência artistica em Leiria

O quarteto de cordas Quatuor Akilone, de França, dá dois concertos em Leiria hoje e amanhã, 23 e 24 de fevereiro, atuações que têm lugar na Casa Verde de Oliveira e no Castelo.

A formação está em residência artística na casa histórica Verde de Oliveira, situada na rua Tenente Valadim, no âmbito do Merita, um programa educativo europeu dedicado à música de câmara.

Segundo a experimentadesign, que representa o programa europeu em Portugal, o primeiro concerto desta tarde (18 horas) na Casa Verde de Oliveira terá um registo intimista, decorrendo no interior do edifício. A entrada é gratuita.

Amanhã, sábado, o quarteto apresenta o trabalho desenvolvido em Leiria no Castelo, num recital com início às 11 horas, em dois espaços do monumento. O acesso ao concerto está incluído no preço do bilhete de entrada (2,10 euros).

De acordo com informação da organização, a residência artística tem “um carácter experimental e multidisciplinar”,

O programa Merita é dedicado à música de câmara e envolve 17 instituições de 12 países e envolve músicos e profissionais de diversas áreas culturais, procurando a colaboração entre eles.

O objetivo é “revigorar a tradição da interpretação de música clássica na Europa” através de iniciativas que projetem a visibilidade e permitam a circulação de quartetos de cordas emergentes.

Em Portugal, as residências do programa Merita pensadas pela experimentadesign serão três, acontecendo a primeira agora, em Leiria.

Nestas residências, que têm acompanhamento e tutoria do encenador João Garcia Miguel e do músico Rui Gato, procura-se a “exploração da relação entre a música clássica e o espaço onde a atuação acontece”, incentivando “formas alternativas de interagir com o público”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados